A primeira reunião do Conselho Empresarial de Educação da ACRJ para o biênio 2023/2025, realizada dia 30/8, foi marcada pela discussão para definição do plano de trabalho para os próximos dois anos. A reunião, coordenada pela presidente Maíra Pimentel, e a vice-presidente, Beatriz Alqueres, contou com a presença do presidente da ACRJ, Josier Vilar, e o presidente do Conselho Superior, Ruy Barreto Filho. Na oportunidade, os conselheiros presentes ao encontro fizeram suas apresentações pessoais e profissionais e foram diplomados.
O Conselho irá definir pelo menos dois eixos temáticos que irão balizar as ações até 2025, e que poderão tratar sobre a educação empreendedora, educação pública, qualificação, jovens no mundo do trabalho e ensino médio. Os eixos serão escolhidos pelos conselheiros e apresentados na próxima reunião.
Josier Vilar adiantou que um dos compromissos de seu mandato é a criação da Escola Digital do Empreendedor, focada na gestão de negócios on-line para os associados. “Acho que a ACRJ pode ter um papel muito relevante no que diz respeito, principalmente, à educação profissional. E para estruturar esta Escola vou precisar muito deste grupo, para nos ajudar a viabilizar esta ação que considero muito importante para capacitar, especialmente, o micro e pequeno empreendedor”, acrescentou.
A presidente Maíra Pimentel ainda apresentou os temas que foram elencados pelos membros do Conselho, durante consulta prévia, como prioridades para esta gestão. Entre eles, o novo Ensino Médio; a redução da evasão escolar de adolescentes; o acesso a dados educacionais para acompanhar as políticas públicas; a formação e qualificação da mão de obra; e a transformação digital.
Maíra Pimentel destacou que o mundo trabalho e o jovem estarão sempre na pauta do Conselho. “Há um “atraso sistêmico” no ensino básico e na transformação digital. A educação é libertadora, mas como falar com este jovem que não tem perspectiva no mundo do trabalho? Não podemos perder de vista que cada jovem é uma jovem potência que precisa ser estimulada”, complementou.
Com experiência no setor público, Beatriz Alqueres, disse que acredita que o grupo formado de conselheiros, e os que ainda irão se juntar, tem as condições para conseguir de desenvolver as ações propostas. “Acho que podemos trabalhar juntos para elaborar alguma ação que possa agregar, contribuir e promover algum impacto para melhorar a educação no nosso estado”, acrescentou.
Também foram apresentadas sugestões para a realização de eventos, entre eles, a organização de seminários com instituições de ensino superior de excelência, com o objetivo de discutir os caminhos concretos para atração, permanência e empregabilidade dos estudantes. Também está na pauta a elaboração de um programa com jovens de escolas públicas, na sede da ACRJ, com a proposta de formar este público em conteúdos de criação de startup, formação de miniempresa ou inovação. Ainda será prioridade promover um debate sobre como os empresários podem contribuir para a preparação dos jovens no momento de transição escola-trabalho.
“Além disso, o grupo planeja buscar ações integradas com outros Conselhos da ACRJ, como o de Jovens, das Comunidades, Novos Negócios e Economia Solidária, de Governança, Compliance e Diversidade, e outros, de forma a juntar forças e assim conseguir um maior alcance e impacto das iniciativas ali criadas”, finalizou a presidente.