Notícias

Conselho de Jovens da ACRJ recebe o coordenador-geral do Disque Denúncia

Victor Mota, Renato Almeida e Pedro Rafael

O diretor-geral do Instituto MovRio e coordenador-geral do Disque Denúncia, Renato Almeida, participou, dia 31/8, da reunião mensal do Conselho Empresarial de Jovens da ACRJ. Ele fez um relato sobre a atuação desta iniciativa à disposição do cidadão fluminense há 28 anos. De acordo com dados do órgão, desde sua criação, em 1995, já recebeu quase 3 milhões de denúncias, sempre com o anonimato garantido. Este ano (até junho) foram 42.318 denúncias registradas.

O Disque Denúncia (2253-1177) é uma iniciativa do Instituto MovRio, entidade privada, sem fins lucrativos financiada por doações de empresas parceiras, contribuições e convênios firmados com as instituições públicas do Rio de Janeiro. Conheça mais: http://www.disquedenuncia.org.br/

Segundo Renato Almeida, além da cidade do Rio, a iniciativa já chegou aos municípios de Angra dos Reis, Maricá e Niterói. Atualmente, quatro programas estão em atuação, são eles: o Disque Denúncia Cidades, o Linha Verde, Desaparecidos e Procurados. Hoje funcionando de segunda a sábado para recebimento das denúncias anônimas, o órgão luta para voltar a funcionar 24 horas por dia, de acordo com o coordenador-geral.

Ele reforçou a questão da garantia do anonimato, que é a base da credibilidade alcançada ao longo de todos esses anos junto à população, acrescentando que “este é um instrumento poderoso, que agiliza operações policiais e pode interromper uma ação criminosa”. “Trabalhamos com uma escuta qualificada e com analistas de atendimento treinados para receber as denúncias. E, claro, com a garantia que o denunciante nunca será identificado pois de nenhuma forma temos como identificá-lo. Inclusive agora com uma tecnologia que adotamos para o atendimento via WhatsApp”, explicou.

O presidente do Conselho, Pedro Rafael, e o vice, Victor Mota, também receberam outros convidados neste encontro: o cônsul-geral da República Dominicana, Roberto Rubio, e o vice-cônsul do Peru, Esteban Pacheco. Também esteve presente, o diretor de Ensino e Pesquisa do Arquivo Geral da Cidade do Rio, Elizeu Santiago. Ele informou sobre o processo seletivo do Arquivo Geral, que, em parceria com o Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), da UERJ, para o curso de pós-graduação lato sensu em Política & Sociedade, com ênfase na história política e social da cidade do Rio de Janeiro. Inscrições são gratuitas e podem ser feitas até dia 15 de setembro de 2023. Outras informações aqui.

Pedro Rafael aproveitou a reunião para parabenizar o membro do Conselho de Jovens, Gabriel Voi, que acabou de ser nomeado como secretário geral da Junta Comercial – Jucerja. Voi já atuava na Junta como assessor. “Para nós é um orgulho saber que um de nossos conselheiros alcançou este posto. Nosso trabalho aqui no Conselho também é o de formar lideranças jovens”, comemorou Pedro Rafael.