Notícias

Missão empresarial da Federação e de Associações Comerciais de Santa Catarina visita a ACRJ

A ACRJ recebeu, dia 7 de agosto, uma comitiva formada por cerca de 40 representantes de Associações Comerciais e da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC). Eles participam da Missão Técnica Gestão & Inovação 360° durante toda esta semana na cidade do Rio. O grupo foi recepcionado pelo presidente da ACRJ, Josier Vilar, que explicou o papel da ACRJ para o ambiente de negócios, e pela vice-presidente do Conselho Superior, Marta Arakaki. Também participou do encontro o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões, que falou sobre a atratividade para as empresas investirem na cidade do Rio de Janeiro.

Josier Vilar deu as boas-vindas à comitiva e destacou a integração entre as Associações presentes que o encontro proporcionou. “Entendo que este é o papel das Associações Comerciais de todo o Brasil. E desejo que a ACRJ volte a ser protagonista no papel de integrar este ecossistema e de atuar como Advocacy para fazer com que a voz do empreendedor e do empresário seja ouvida. Esta visita da FACISC veio em boa hora, no momento que estamos iniciando esta integração”, disse.

O presidente destacou o propósito da ACRJ de trabalhar para integrar os setores público e privado para transformar o Rio em uma das economias mais dinâmicas do Brasil. “Queremos transformar a ACRJ em um espaço de geração de negócios e crescimento empresarial, melhorando a qualidade do ambiente de negócios e do ecossistema empresarial no Rio de Janeiro”, completou.

A presidente do Conselho Estadual de Núcleos de Inovação da FACISC, Luciana Homrich, disse que missões empresariais como esta, que promovem uma troca de experiências e, futuramente, a construção de parcerias com a Associação Comercial do Rio de Janeiro são extremante relevantes. “Esta rede de conexões é muito importante, são possibilidades e oportunidades que permitem que o nosso ecossistema de empreendedorismo e inovação no Brasil cresça e amadureça”, afirmou.

Josier Vilar também mencionou algumas ações estratégicas que serão implementadas pela ACRJ, como o lançamento de uma plataforma multisserviços, on-line e presencial, na Loja do Empreendedor, que em breve funcionará no prédio-sede da ACRJ; a criação Escola do Empreendedorismo do comercio digital e de um Núcleo de Inteligência competitiva para dar suporte à tomada de decisões dos empreendedores e empresários do RJ, entre outras.

O secretário Chicão Bulhões fez um breve resumo sobre as potencialidades do Rio, destacando o Alvará a Jato. Mais simples e rápido, o alvará é concedido em cerca de um minuto por meio de auto declaração para atividades de baixo risco. Ele abordou alguns dados sobre o Rio, os programas de incentivo fiscal, o compromisso com a economia verde, a educação e a inovação e a questão dos licenciamentos e da formalização das empresas, ressaltando que “uma cidade que não se formaliza torna-se mais descolada de oportunidades; é uma cidade que cresce desordenadamente”. E completou: “que o procedimento dos licenciamentos precisa ser simples e fácil para quem quer investir e precisar estar de acordo com a legislação”.

Encerrando o encontro, a presidente do Conselho Empresarial de Comunidades, Novos Negócios e Economia Solidária, Célia Domingues, falou sobre Comunidade e Carnaval. Ela mostrou todo o potencial do carnaval como negócio e geração de emprego e renda para muitas famílias das comunidades da cidade. “Milhares de empregos diretos e indiretos são gerados, com oportunidade de inclusão de pessoas que estão fora do mercado por diferentes motivos”, disse.

E o presidente do Conselho Empresarial de Varejo, Juedir Viana, abordou o tema Tendência no Mundo dos Negócios e as Transformações Digitais. Ele destacou que o varejo hoje tem como desafios, entre outros, a operação por mais de um canal e melhorar a experiência de compra em todos os pontos de contato do cliente com a marca. “A experiência de compra passou a ser mais importante do que o produto que está sendo comprado. O cliente pode não lembrar do produto que comprou, mas não esquece a experiência que teve”, garantiu.

Participaram do encontro, os presidentes dos Conselhos Empresariais de Relações Internacionais e Comércio Exterior da ACRJ, Michelle Fernandes; de Jovens, Pedro Rafael; e de Turismo, Sávio Neves, e o diretor-secretário do Conselho Superior, Marco Antônio Moreira Leite. Além do presidente da Invest.Rio, Alexandre Vermeulen, o vice, Júlio Azevedo, e o assessor de Articulação Institucional da Secretaria, Cadu Figueira, o vice-presidente da FACERJ (Federação das Associações Comerciais do Estado do RJ), Robson Carneiro, e Brenda Macário, do setor de Projetos e Centro de Inteligência e Estratégia da FACISC, que organizou a missão empresarial.

Célia Domingues, Chicão Bulhões, Josier Vilar, Marta Arakaki, Luciana Homrich e Juedir Teixeira
Célia Domingues
Juedir Teixeira
Luciana Homrich, Josier Vilar e Brenda Macário