Notícias

Presidente Josier Vilar recebe representantes da FACERJ e de Associações Comerciais do RJ

Com o objetivo de estreitar o relacionamento entre as Associações Comerciais do Rio de Janeiro, o presidente da ACRJ, Josier Vilar, recebeu nesta 5ª feira (27/7), representantes de diversas associações de bairro e de outros municípios. Ele esteve acompanhado do presidente do Conselho Superior, Ruy Barreto Filho, e de vices-presidentes da Casa. O encontro foi organizado em parceria com a Federação das Associações Comerciais do Estado do RJ – Facerj, através do vice-presidente da Federação, Robson Carneiro, representando o presidente Jésus Mendes Costa, que está em licença médica.

Josier Vilar deu as boas-vindas ao grupo formado por cerca de 40 pessoas de todo o estado e de diversos bairros da cidade. “É uma honra receber todos vocês aqui na Casa de Mauá, um local que é de todos nós. É muito importante este primeiro encontro com a Facerj, porque marca a retomada das nossas relações que por muitos anos foram interrompidas. Eu diria que foi tempo demais, mas agora começamos uma nova etapa e vamos juntos trabalhar pelas empresas e pelo Rio de Janeiro”, disse o presidente da ACRJ.

O vice da Facerj, Robson Carneiro (na foto com o presidente Josier Vilar), agradeceu a acolhida e acrescentou a importância desta reaproximação da Federação com a Associação Comercial do Rio de Janeiro. “Este é o momento ideal de nos unirmos novamente porque estamos todos no mesmo barco e temos o mesmo objetivo de trabalhar pelo Rio de Janeiro. Presidente Josier, que a ACRJ seja bem-vinda de volta à Facerj”, disse.

Josier Vilar adiantou que este foi o primeiro de muitos encontros que deverão ocorrer pelo menos uma vez por mês. “Esta primeira reunião foi muito boa porque nos apresentamos e a partir de agora teremos uma agenda com temas importantes do interesse de todos”, explicou.

Participaram as seguintes associações: Itaguaí, Campos, Teresópolis, Petrópolis, Conceição de Macabu, Barra do Piraí, Itatiaia, Magé, Maricá, Barra Mansa, Resende, Volta Redonda, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Macaé, Niterói, Angra dos Reis, Bonsucesso, Nova Tijuca, Jacarepaguá, Bangu, Barra da Tijuca, Madureira e Campo Grande, além de diretores da Facerj.

Lei de Liberdade Econômica – O encontro contou ainda com uma apresentação do presidente do Instituto Liberal de São Paulo (ILISP), Marcelo Faria, sobre a lei de Liberdade Econômica. O Instituto atua para tornar o Brasil um país menos burocrático e assim facilitar a abertura de novos negócios.

Marcelo Faria explicou que a Lei estabelece o conceito de atividades de baixo risco, para as quais não serão exigidos licenciamentos de órgãos públicos. “Ocorre que estados e municípios definem quais são as atividades de baixo risco dispensadas de alvará. Sem o Poder Público, a lei federal não produz resultados”, explicou.

Ele destacou os dados do Rio de Janeiro, informando que 29, dos 92 municípios fluminenses, já aprovaram a Lei. A capital atualmente dispensa 287 atividades de alvará. No nível estadual, 346 atividades de baixo risco são dispensadas.
Veja os dados apresentados aqui.

Juedir Teixeira, VP de Relacionamento com Associações Comerciais, Ruy Barreto, Josier Vilar e Marcelo Faria