Notícias

Josier Vilar é empossado na presidência da Associação Comercial do Rio de Janeiro

Eduardo Rebuzzi, Josier Vilar e Humberto Mota Filho

O médico e empresário Josier Vilar e a nova diretoria foram empossados, 16 de junho, como presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro para o biênio 2023/2025, durante reunião extraordinária do Conselho Superior, conforme prevê o Estatuto da ACRJ. A reunião para a posse estatutária foi conduzida pelo presidente do Conselho Superior, Ruy Barreto Filho, com a participação do grande benemérito Aureo Salles de Barros, do presidente Daniel Homem de Carvalho e do diretor-secretário, Marco Antonio Moreira Leite, na mesa principal, além dos 1º e 2º vice-presidentes indicados, Eduardo Rebuzzi e Humberto Mota Filho, respectivamente, diretores e convidados.

Ao abrir a cerimônia, Ruy Barreto Filho disse que irá pautar seu trabalho na ética e no respeito à frente do Conselho Superior e “promover uma reforma estatuária para trazer modernidade à bicentenária Casa de Mauá”. Ele desejou sucesso ao novo presidente e agradeceu o empenho e a dedicação do presidente Daniel Homem de Carvalho, que deixou o cargo. “Agradeço o esforço e a coragem do presidente Daniel, que assumiu a Casa em um período difícil do ponto de vista econômico e político”, destacou.

O novo presidente também agradeceu seu antecessor pela cordialidade e respeito durante o processo eleitoral e a forma colaborativa com que conduziu a transição. Josier Vilar reforçou seu compromisso em transformar a ACRJ em uma referência nacional de associação empresarial.

Ele também mencionou alguns dos projetos que estão na pauta, como o incremento do número de associados através de uma plataforma de serviços que seja atrativa para todos se associarem. Ainda citou a criação de incentivos para ampliar a taxa de ocupação do prédio-sede da ACRJ por empresas de inovação e transformação digital. “Vamos criar aqui um hub de empresas de tecnologia”, afirmou.

Vilar ressaltou que a ACRJ vai cobrar políticas públicas para segurança e ordem pública e propor incentivos para a revitalização do Centro da cidade. De acordo com Josier Vilar será desenvolvido de imediato um projeto de recuperação da sede, com segurança e modernização de seu funcionamento. “Queremos preservar seu valor histórico, valorizando seu tombamento e utilizando para isso as leis de incentivo cultural”, explicou.

Ele disse estar seguro de que a Associação Comercial conseguirá superar suas dificuldades e assim contribuir decisivamente para o fortalecimento da economia fluminense. “Queremos favorecer um saudável ambiente de negócios em nossa cidade através da ativa participação dos Conselhos Empresariais, como um amplo espectro de representação empresarial”, ressaltou.

E encerrou seu discurso convidando todas as entidades de representação setorial para juntar forças no desafio de fortalecer a atividade empresarial do Rio de Janeiro. “Defendemos a geração de empregos a competitividade e uma maior eficiência do setor público. É o que penso ser o papel a ser exercido pela Casa de Mauá para que ela retome o protagonismo que todos nós desejamos. Juntos somos mais!”, finalizou.

A cerimônia para celebração da posse do novo presidente será realizada no dia 3 de julho, com a presença de autoridades e convidados.

A reunião na íntegra está disponível no Canal ACRJ Divulga. Assista aqui

Fotos: Raul Moreira