Menu fechado

Notícias

Recuperação judicial e energia nuclear em debate na ACRJ

Irini Tsouroutsoglou, Daniel Homem de Carvalho e Joisa Dutra na abertura do encontro

Os deputados federais Júlio Lopes e Hugo Leal, secretário de Estado de Energia e Economia do Mar do Rio de Janeiro, participaram do debate promovido pelo Conselho Empresarial de Energia, dia 22 de maio, na sede da ACRJ. Na pauta, a discussão sobre o mecanismo da recuperação judicial, com o caso da Light como exemplo, e a energia nuclear no Rio de Janeiro. O encontro foi aberto pelo presidente da ACRJ, Daniel Homem de Carvalho, que destacou a importância dos dois temas para o Rio de Janeiro. “Estamos em um momento muito específico do Rio de Janeiro em torno dos fornecedores de energia, às vésperas de uma renovação de concessão. Por isso esta discussão é muito importante para toda a sociedade”, disse.

Os advogados especialistas no tema, Francisco Satiro e Elias Mubarak, explicaram detalhes de uma negociação por meio da recuperação judicial, onde as empresas, como a Light, renegociam suas dívidas para o pagamento aos credores e fornecedores.

O painel sobre energia nuclear foi coordenado pelo presidente da Associação Brasileira de Energia Nuclear, John Forman, que também é membro do Conselho de Energia da ACRJ. Participaram do debate o deputado federal Júlio Lopes; o presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear, Francisco Rondinelli Jr; o presidente da Eletronuclear, Eduardo Court; o diretor da EPE, Giovanni Machado; e o superintendente de Energias Limpas da Secretaria de Energia e Economia do Mar, Sérgio Coelho.

O encontro teve a participação da vice-presidente dos Conselhos Empresariais da ACRJ, Irini Tsouroutsoglou, e da presidente do Conselho, Joisa Dutra. Ela destacou a importância de ambos os temas discutidos. “Tivemos a oportunidade de avaliar as perspectivas para o estado do Rio de Janeiro em condições competitivas de acordo com a necessidade da população e das empresas”, acrescentou. A reunião na íntegra está disponível no Canal ACRJ Divulga, no YouTube. Acesse aqui