Menu fechado

Notícias

​Parcerias e plano de ação para a área segurança são debatidos em reunião de Conselho

A conselheira e consultora de empresas Eliane Lustosa participou da reunião do Conselho Empresarial de Competitividade, Ambiente de Negócios e Agronegócio da ACRJ, dia 12/5, para falar sobre uma iniciativa social que pode contribuir com a área de segurança da cidade. O tema foi debatido pelo Grupo de Trabalho sobre Segurança criado pela presidente do Conselho, Irini Tsouroutsoglou.

Eliane Lustosa apresentou o projeto já iniciado na área portuária do Rio, especificamente no Morro da Providência, e destacou a importância de definir um território e mostrar a viabilidade de sua execução. “O ideal é viabilizar um projeto de cooperação entre empresas e instituições privadas que promova ações com foco na segurança, mas com viés na educação e na saúde, e que seja sustentável, respeitando as particularidades daquele território e que tenha aderência às políticas públicas”, explicou.

A presidente do Conselho adiantou que será criada uma secretaria de governança no âmbito do GT. Esta secretaria dará início a elaboração de uma primeira versão de um documento com propostas de ação para serem implementadas em um projeto piloto na comunidade que será definida. A proposta será apresentada à presidência da ACRJ. “Cooperação, governança, parceria, gestão e comunicação serão fundamentais para qualquer ação da ACRJ. Um projeto como este será bem estruturado para alcançar o resultado esperado e terá que contar com o apoio do Poder Público”, afirmou.

De acordo com Eliane Lustosa é fundamental fazer um piloto que tenha sustentabilidade e garantiu que há recursos disponíveis no mercado, instrumentos e tecnologia. “O que precisa é reunir e engajar as empresas, as pessoas, costurar as parcerias e entender que é um projeto de longo prazo “, disse.

Ela também chamou a atenção para o monitoramento e a governança de qualquer ação. “O planejamento é importante, mas a execução e o acompanhamento e, principalmente, a comunicação entre todos os parceiros são fundamentais”, ressaltou.