Menu fechado

Notícias

Presidente da ACRJ participa de Audiência Pública na Câmara dos Deputados sobre aeroportos do Rio

O presidente da ACRJ, Daniel Homem de Carvalho, participou hoje (9/5), da Audiência Pública promovida pela Comissão de Viação e Transportes, da Câmara dos Deputados, sobre o funcionamento dos aeroportos Santos Dumont e Tom Jobim, no Rio de Janeiro. Em sua fala, o presidente voltou a defender uma solução urgente que possa tornar o aeroporto do Galeão o hub do Brasil, como já foi no passado. “Qualquer decisão para resolver este impasse precisa garantir estabilidade, respeito aos contratos a uma concessão realizada e prestigiar uma empresa que tem reconhecimento internacional na área de aeroportos como a Changi”, ressaltou.

O presidente se mostrou preocupado, especialmente com a possibilidade de mostrar ao mercado mundial que o Brasil deixou um importante player do setor de aeroportos ir embora do país. “É o momento da tomada de decisões sensíveis para resolver os impasses que se apresentam”, disse.

Daniel Homem de Carvalho lembrou ainda que a Infraero é sócia das primeiras outorgas dos cinco aeroportos que foram concedidas no país. “No momento que se resolve o problema do reequilíbrio financeiro com os demais concessionários, o valor da Infraero aumenta. Ao dar estabilidade econômica a este grupo de cinco grandes aeroportos, a Infraero não perderá nada, ao contrário, será valorizada”, ressaltou. E completou ser contra a saída da Changi. “Acredito que a empresa tem capacidade gestão, tem superávit operacional e deveria ser prestigiada no momento que o Brasil precisa se mostrar receptivo aos investimentos estrangeiros”, finalizou.

Atualmente, o aeroporto Santos Dumont registra um grande aumento no fluxo de passageiros e voos, enquanto o aeroporto internacional Tom Jobim está sendo subutilizado. Esta situação já está afetando a economia do estado do RJ.

A Audiência, solicitada pela deputada Federal Laura Carneiro, foi conduzida pelo deputado Bebeto, um dos autores do pedido, e contou com a participação dos parlamentares do Rio, de representantes da Fecomércio e Firjan e dos governos Federal, do Estado e do Município do Rio de Janeiro.

O debate na íntegra está disponível neste link, acesse aqui