Notícias

Inteligência artificial é usada por alunos para exercitar a criatividade e a linguagem

A CEO da Faz Game, Carla Zelter, falou sobre “A Utilização de AI na Educação com Jogos” durante a reunião conjunta dos Conselhos Empresariais de Educação e de Inovação, Comunicação e Tecnologia da ACRJ, dia 25/4. Carla ficou em primeiro lugar no Pitch de Startups da Rio2C, encontro de criatividade realizado recentemente no Rio de Janeiro. A Faz Game é uma plataforma de jogos que incentiva a leitura e a produção textual dos alunos de forma motivadora.

A CEO explicou o funcionamento da plataforma e apresentou alguns cases de sucesso. De acordo com ela, com apoio de mais de 20 trilhas de aprendizagem e inteligência artificial, os alunos são incentivados a criarem seus próprios games narrativos. “Com isso, eles exercitam a criatividade e a imaginação. Ao mesmo tempo que desenvolvem a escrita. O caminho do processo de introdução da linguagem foi muito natural, depois que avaliamos e validamos a metodologia”, explicou.

A metodologia, segundo Carla, abrange as 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular, permitindo que os alunos compartilhem suas criações. Mais de 25 mil alunos de escolas públicas e privadas já participaram das atividades propostas pela metodologia.

Ao final da reunião, o presidente do Conselho, Paulo Milet, informou que o próximo encontro, agendado para o dia 9 de maio, deverá ser realizado na modalidade presencial, a partir da confirmação dos conselheiros. Um dos assuntos que será novamente tema de debate, segundo a vice do Conselho Sylvia Meireles, é o planejamento estratégico e a criação de uma cartilha que possa ajudar na captação de recursos para projetos educacionais e de inovação junto às empresas