Menu fechado

Notícias

ACRJ e Sistema Fecomércio RJ promovem debate sobre o Centro do Rio

A Associação Comercial do Rio de Janeiro e o Sistema Fecomércio RJ, através do Senac RJ, promoveram, dia 19 de abril, o debate “Retomada e revitalização do Centro da Cidade do Rio de Janeiro”. O evento teve como debatedores, o presidente em exercício da ACRJ, Daniel Homem de Carvalho; o subsecretário de Assuntos Estratégicos da Secretaria Municipal da Casa Civil do Rio de Janeiro, Antônio Mariano; o desembargador do TRE-RJ, Henrique Carlos de Andrade Figueira; o diretor do Senac RJ, Sérgio Ribeiro; e a consultora Jurídica do Sistema Fecomércio RJ, Jacqueline Lippi. A mediação foi do jornalista Sidney Rezende.

“O Centro do Rio de Janeiro, é um local belíssimo que precisamos resgatar e cuidar. Precisamos de muita coisa, principalmente de segurança para ir e vir no Centro da cidade e, para isso, o Poder Público tem que estar ao nosso lado”, disse o presidente da ACRJ na abertura do encontro.

O Sistema Fecomércio RJ tem atuado de forma intensa com um conjunto de ações voltado para a valorização do Centro do Rio de Janeiro. O objetivo é evitar o esvaziamento e o abandono que contribuem para a degradação e a falta de segurança. Uma delas inclui uma parceria com a ACRJ, através do Senac RJ, para reabrir o restaurante que funcionou no prédio-sede da Associação Comercial até 2016. Com isso, as duas instituições esperam atrair mais público para este corredor cultural e turístico próximo à área da Candelária.

“Além da reabertura do restaurante, ponto de encontro da classe empresarial, também estamos com diversos projetos na área cultural. Iniciamos com a exposição da escultura da artista Maria Martins, que faz parte do acervo da Associação Comercial e foi viabilizada graças à parceria com a Fecomércio. Também pretendemos resgatar outras joias da nossa coleção, assim como apoiar iniciativas que possam reviver a história desta parte importante da cidade”, destacou Daniel Homem de Carvalho.

“Por sua importância histórica, cultural e turística, é fundamental que o Centro do Rio seja revitalizado e volte a ser ocupado em todo o seu potencial. As ações do Sistema Fecomércio RJ para essa região visam atrair o público também em seus momentos de lazer, diversificando as atividades oferecidas na região e ampliando o tempo de permanência das pessoas. É importante garantir que a região possua boas opções de gastronomia e cultura, como o restaurante da ACRJ, a Casa Villarino e o Sesc Ginástico, para recuperar a vitalidade e a atmosfera vibrante que sempre caracterizaram essa região”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Queiroz.

O diretor do Senac Rio acrescentou que o Sistema Fecomércio RJ reativou a tradicional Casa Villarino, em agosto de 2021, como projeto pedagógico do Senac RJ na área de Gastronomia, e a está revitalizando o edifício onde está localizado o Teatro Sesc Ginástico, na avenida Graça Aranha, tornando-o um centro de referência em serviços nas áreas de cultura, educação, saúde, lazer e assistência na região.

O subsecretário Antônio Mariano ressaltou que o caso do Centro do Rio é muito emblemático. “Mesmo com toda esta cadeia de eventos que tivemos nos últimos anos, como crise econômica, pandemia, o Centro continua resistindo. A Prefeitura vem desenvolvendo diversos projetos transversais, com foco no desenvolvimento econômico e na ocupação desta região”, completou.

O debate na íntegra está disponível no Canal ACRJ Divulga no YouTube. Acesse aqui

Fotos: Adriano Ishibashi e Cláudia Dantas