Menu fechado

Notícias

ACRJ é contra a volta da exigência de visto para turistas de quatro países

A Associação Comercial do Rio de Janeiro se posicionou contrária à decisão do Governo Federal de voltar a exigir visto para cidadãos dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália.

A lei da reciprocidade na exigência de vistos é uma medida utilizada por destinos que sofrem com problemas de imigração, o que não é o caso do Brasil. Segundo o presidente em exercício da ACRJ, Daniel Homem de Carvalho, o trade turístico do Rio de Janeiro, e do Brasil como um todo, não está a favor desta decisão, “que é um retrocesso”. “A medida foi tomada sem ouvir as empresas do setor de turismo, que durante muitos anos reivindicou a queda da exigência do visto”, ressaltou.

O presidente do Conselho Empresarial de Turismo da ACRJ e do HotéisRIO, Alfredo Lopes, destacou a importância desses turistas estrangeiros para o Rio. “É preciso que o governo entenda que nós precisamos desses turistas estrangeiros para diminuir o déficit na balança comercial do turismo e alavancar a economia. Dificultar esse acesso é um contrassenso”, afirmou.