Menu fechado

Notícias

Conselhos da ACRJ analisam as funcionalidades do ChatGPT

Os integrantes dos Conselhos de Educação e de Inovação, Comunicação e Tecnologia da Associação Comercial do Rio de Janeiro conheceram um pouco mais as funcionalidades do ChatGPT. O Chat é um robô que foi desenvolvido pela OpenAI e interage com usuários por meio de textos, sendo capaz de tirar dúvidas e até de solucionar problemas de matemática.
A apresentação foi feita pelo conselheiro Alexandre Pavan durante a reunião conjunta dos Conselhos, dia 14/2. Ele testou o GPT com uma série de perguntas a partir de contextos, ou sem eles, e constatou que a ferramenta pode ter respostas erradas, mas vem ganhando mais habilidades. “O ChatGPT é bom, mas tem limitações no estágio atual”, afirmou Pavan.
Segundo ele, em alguns casos, o chat consegue encontrar respostas bem formuladas e retornar ao contexto inicial. Entende bem os recursos de linguagens, como eufemismo (“termo mais agradável para suavizar uma expressão”) e metáforas (palavras que produzem sentidos figurados por meio de comparações”), inclusive as complexas. Como exemplo, ao perguntar se “o vocalista da banda Nirvana se foi”, o GPT respondeu usando o nome de Kurt Cobain e ainda revelando que 1994 foi o ano de seu falecimento.
Em relação aos recursos de linguagem polissemia (“multiplicidade dos sentidos das palavras ou locuções”) e desambiguação (“processo de explicação de uma mensagem que possui mais de um sentido”), o chat, sem o contexto original, não é bom. Ainda pela avaliação do conselheiro, a ferramenta entende bem quando o diálogo é solicitado e também as gírias e os bordões da linguagem.
Os presidentes dos Conselhos de Inovação, Caio Rainerio, e de Educação, Paulo Milet, acharam a apresentação muito interessante, com as explicações fornecidas por Alexandre Pavan. A próxima reunião está marcada para o dia 28 de fevereiro e haverá uma palestra sobre Metaverso.