Menu fechado

Notícias

Questão aeroportuária do Rio é tema da primeira reunião do Conselho de Logística e Transportes

Foto: Divulgação/RIOgaleão

O Conselho Empresarial de Logística e Transportes (CELT) da ACRJ realizou sua primeira reunião do ano, dia 31/1, e retornou com o tema da questão aeroportuária do Rio de Janeiro. Para debater com os conselheiros, o presidente do Conselho, Eduardo Rebuzzi, convidou o presidente da RIOgaleão, Alexandre Monteiro, que também é membro do CELT.

O executivo apresentou alguns números importantes sobre a operação do aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), que perdeu cerca de 85% da demanda para São Paulo em mercados como Argentina, Chile, Estados Unidos e outros pelo mundo. Isso corresponde a 550 mil passageiros/ano, de acordo com ele. “Ao mesmo tempo que o Rio não está aproveitando o potencial do seu mercado, o produto turístico do Brasil é comprometido pela retomada mais lenta de oferta no seu cartão postal”, ressaltou Monteiro.

Ele também destacou as oportunidades da aviação regional. “Considerando voos do Rio para o Interior do estado, este é um mercado pouco explorado. É estimado em cerca de 140 mil passageiros por ano”, informou.

Rebuzzi voltou a registrar o importante movimento iniciado em 2021 pelas três principais entidades representativas do estado do Rio: ACRJ, Firjan e Fecomércio que, junto aos governos estadual e municipal, defenderam os interesses do Rio de Janeiro. “As instituições têm força e voz e precisamos voltar a esta pauta para que o Rio seja novamente o hub do Brasil, como no passado”, afirmou.

O vice-presidente do Conselho, Delmo Pinho, lembrou algumas demandas já elencadas, como a definição de usos e limites operacionais para os aeroportos Galeão e Santos Dumont e a questão da segurança nas vias de acesso ao Galeão. “Precisamos ser seletivos nos alvos e definir ações que precisam ser feitas de forma paralela e simultânea”, disse.