Menu fechado

Notícias

Especialistas debatem cenário econômico global e novo Governo do Brasil

A última reunião de 2022 do Conselho Empresarial de Políticas Econômicas da ACRJ, realizada dia 15 de dezembro, foi marcada pelo debate sobre a conjuntura econômica global e o novo governo com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva. Os conselheiros abordaram a transição e a expectativa da posição do Brasil internacionalmente.

O presidente do Conselho, embaixador Marcílio Marques Moreira, avaliou que a transição está mais difícil do que se imaginava. No que diz respeito ao cenário internacional, ressaltou que o presidente eleito já mostrou bom diálogo nessa área. “Líderes e representantes internacionais, inclusive, disseram que vão estar presentes à posse. Ele construiu uma boa relação, nos meios diplomáticos, nas suas administrações anteriores”, afirmou.

Na conjuntura global, Marcílio Marques Moreira destacou a guerra da Rússia com a Ucrânia. Para ele, é o mais sério problema. “Não há indicação nenhuma que a Rússia está disposta a conversar. Quanto mais derrota, parece que o presidente russo, Vladimir Putin, mais aparenta estar disposto a sufocar os ucranianos, inclusive, com ataques a infraestruturas energéticas, deixando ucranianos sem eletricidade em temperaturas negativas”, comentou o embaixador.

O presidente do Conselho analisou a situação econômica dos Estados Unidos e disse que o país continua a crescer embora em velocidade menor. E ainda que não há sinais de depressão econômica norte-americana.