Menu fechado

Notícias

Secretário de Planejamento e Gestão faz palestra para conselheiros da ACRJ

O Conselho Empresarial de Políticas Econômicas da Associação Comercial se reuniu de modo virtual, dia 24 de novembro, para assistir à apresentação do secretário de Estado de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro, Nelson Rocha. O embaixador Marcílio Marques Moreira, presidente do Conselho, abriu o encontro fazendo uma análise sobre a conjuntura global.
“A economia passa por um momento difícil, apesar de procurar melhorar a eficiência. A inflação é um grande problema para todos, incluindo os países europeus. Acho que não é uma razão para desanimar. Temos problemas, mas temos oportunidades”, avaliou, antes de passar a palavra ao secretário.
O tema da palestra de Nelson Rocha foi “Economia Verde – Nova Fronteira”. Segundo ele, o Governo trabalha com a implantação de uma Bolsa de Ativos Sustentáveis, transformando o estado do Rio em centro internacional de sustentabilidade. Com a Bolsa, será atendida a necessidade de descarbonização e a integralidade dos ODS da ONU (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), entre outros.
O secretário reforçou que as iniciativas criam ambientes favoráveis de negócios e ativos sustentáveis, inserindo o Brasil no mercado global, recuperando a presença do Rio no mercado financeiro e atraindo grandes fundos internacionais. Ele lembrou que houve assinatura de protocolo com a Nasdaq, por exemplo, em março passado e está em curso o termo de cooperação para implantação da plataforma/bolsa em 2023.
Um outro ponto abordado foi hidrogênio verde, que “por ser um substituto para os combustíveis fósseis acelera o processo de transição energética”. Com isso, há grande potencial de estimular projetos de geração de créditos de carbono. E a partir dessas medidas o cenário é de revitalização do setor financeiro, aumento da infraestrutura de serviços, com empregos e investimento em capital humano, e inovação verde.
O presidente da ACRJ participou da reunião e disse que é necessário estar atento à discussão sobre a lógica ambiental, mas também a econômica. Diante disso, José Antonio do Nascimento Brito comentou com o secretário sobre licitação do pré-sal. “Há uma certa reclamação em torno da velocidade das licitações do pré-sal. Se vamos entrar firme na economia, temos que pensar na licitação. Precisamos acelerar esse processo”, defendeu. “Não há como não ter e temos que aproveitar as oportunidades”, afirmou Nelson Rocha.