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Projeto áudio livro multissensorial é apresentado ao Conselho de Educação

A partir da coleção “Você, Cida e Adão”, de autoria do professor e conselheiro da ACRJ, Silvino Netto, o mestrando em Ciência da Computação do CEFET, Yukio Okuno desenvolveu um novo modelo de áudio livro para deficientes visuais com experimentos multissensoriais. Ele fez uma palestra sobre o tema na reunião do Conselho Empresarial de Educação ACRJ, realizada dia 18 de outubro.

Na apresentação, Yukio explicou que os experimentos foram feitos com alunos do Instituto Benjamin Constant. “Fizemos experiências individuais com o uso do livro. Enquanto o aluno ouvia a história ocorriam os eventos, como o vento e o cheiro. Acionávamos, após habilitados, alguns efeitos. Como exemplo, o odor era acionado com o uso de um difusor de aromas”, contou.

O conselheiro Silvino Netto adiantou que já está desenvolvendo uma parceria com o Instituto Benjamin Constant para trabalhar com alfabetização baseada nas teorias múltiplas. O livro “Você, Cida e Adão” trata da teoria e aborda conceitos, histórias e atividades para melhor entendimento do leitor.

No encontro houve a participação também de Érica Patterle, diretora do Instituto Gesto, ligado à Fundação Leman, e que faz um trabalho com o ensino fundamental na Prefeitura do Rio de Janeiro. Segundo ela, há a construção de um planejamento estratégico para que “os alunos tenham uma aprendizagem adequada, com equidade étnico-racial e lideranças públicas preparadas e comprometidas”.

Érica explicou que no município do Rio de Janeiro está sendo desenvolvido o Projeto Formar + Fortalecer com conquistas nas áreas pedagógicas, administrativa e financeira. Entre elas, a gestão otimizada de recursos, transformação digital, construção da política de alfabetização e recomposição das aprendizagens. “Mais de 500 mil estudantes do ensino fundamental do Rio já foram impactados diretamente dos 1,5 milhão de todo o Brasil”, revelou.

O presidente do Conselho, Paulo Milet, informou que a próxima reunião será sobre gamificação (técnica comum de games usada em situações diversas de não jogo, como no segmento educacional) no dia 3 de novembro, às 16h.