Menu fechado

Notícias

Nota de Pesar pelo benemérito Mauro Ribeiro Viegas

A Associação Comercial do Rio de Janeiro, através do presidente do Conselho Superior, Marco Polo Moreira Leite, e do presidente José Antonio do Nascimento Brito, comunica com enorme pesar a perda de seu benemérito Mauro Ribeiro Viegas, que faleceu nesta terça-feira, 18/10, aos 103 anos. Carioca, Mauro Viegas foi arquiteto, empresário e professor. Fundou a Concremat Engenharia e Tecnologia S/A em 1952 e era  presidente de Honra do Conselho de Administração da empresa.

Presidiu o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea/RJ), trabalhou na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde se formou, ocupando os cargos de professor, chefe de Departamento, diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, pesquisador e vice-presidente do Conselho de Pesquisas da Universidade e membro dos Conselho Executivo e Universitário. Ao se aposentar, recebeu o título de Professor Emérito, pelos relevantes serviços prestados ao ensino.

Ocupou diversos cargos na iniciativa privada, no setor público e em instituições ligadas à area de infraestrutura, meio ambiente e recursos hídricos no Brasil e no exterior. Na ACRJ, além de benemérito, organizou e presidiu, por seis anos, o Conselho Empresarial de Meio Ambiente. Na Firjan, foi membro dos Conselhos de Infraestrutura, de Tecnologia, de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos.

Mauro Viegas também foi membro do Conselho Cultural da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e do Conselho Administrativo da Associação dos Amigos do Jardim Botânico, membro vitalício do Conselho Diretor do Clube de Engenharia e da Academia Teresopolitana de Letras.

A presidência da ACRJ, seu Conselho Superior e toda a diretoria da Casa de Mauá lamentam profundamente esta perda e prestam sua homenagem a este grande empresário, empreendedor e estimado amigo. Estimamos que o nosso diretor Mauro Viegas Filho, familiares e amigos encontrem o conforto neste momento de dor.