Menu fechado

Notícias

ACRJ debate aprendizado das pessoas com mais de 40 anos e de jovens do ensino médio do Rio

A 2ª edição do “Encontros de Educação: Novas Profissões e Novas Habilidades”, realizada pelo Conselho Empresarial de Educação da Associação Comercial do Rio de Janeiro, dia 6 de setembro, abordou o aprendizado dos jovens do ensino médio das escolas do Rio e das pessoas com mais de 40 anos de idade, incluindo a adaptação no mercado de trabalho e a construção de um projeto de vida.

A reunião teve como palestrantes: Paulo Milet e Sylvia Meireles, presidente e vice-presidente do Conselho de Educação da ACRJ, respectivamente; Renata Guimarães, diretora-executiva da Junior Achievement RJ (JA Rio de Janeiro); e Mauro Wainstock, sócio da Consultoria HUB 40+, LinkedIn Top Voice e colunista da Revista Exame.

Mauro Wainstock destacou o aprendizado para as pessoas com mais de 40 anos de idade. Ele lembrou que a expectativa de vida aumentou, ou seja, em 1940 era de 45,5 e em 2020 passou para 76,8 anos. No passado, informou o consultor, não existia o tripé Educação, Emprego e Aposentadoria, o que hoje é uma realidade. Com a participação de profissionais mais velhos no mercado de trabalho veio o preconceito e 70% já sentiram discriminação.

Segundo ele, “o conhecimento técnico coloca a pessoa no jogo e a inteligência emocional dá condições de vencer, mas é a capacidade de adaptação que faz ganhar campeonatos”. “Aprendemos o tempo todo e cada um tem uma habilidade. Todos somos capazes”, lembrando de Hamako Mori, de 91 anos. Ela entrou para o Guinness Book como a youtuber mais idosa de videogames do mundo e é conhecida pelo apelido de “Gamer Grandma”.

Sobre o LinkedIn, Mauro ressaltou que se trata de uma rede poderosíssima, com 850 milhões de usuários, e aconselhou o estabelecimento de uma marca profissional para gerar relacionamentos.

A palestra da diretora-executiva da Junior Achievement RJ foi sobre o “Trilha Empreendedora”. Renata Guimarães explicou o objetivo do projeto, que “consiste na aplicação de uma sequência de programas da JA durante todo o Ensino Médio, fazendo parte da grade curricular das escolas participantes”. “Com esse projeto, além de jovens impactados e formados, contamos diretamente com o apoio de educadores e de nossa rede de voluntários empresariais”, explicou.

Ela comentou ainda que, para os jovens, o Trilha Empreendedora incentiva o engajamento escolar, contribui para o desenvolvimento do perfil empreendedor e ajuda na construção de projeto de vida, entre outros benefícios.
A vice-presidente do Conselho agradeceu a participação de todos e salientou a relevância das conexões. “O que eu acho mais legal é fazer essas conexões durante as reuniões. Aprendemos tanto e ainda observamos as oportunidades”, avaliou Sylvia Meireles.

O presidente do Conselho frisou a importância do aprendizado. “Procuramos conversar e trocar experiências nesses encontros. Falar sobre habilidades do aprendizado é muito importante assim como se desafiar e não ficar esperando o professor pegar na sua mão. Eu busco o saber e aprendo sempre. A palavra de ordem é aprender, aprender e aprender”, finalizou Paulo Milet.