Menu fechado

Notícias

Evento sobre saneamento, resíduos e efluentes será promovido pelo CE de Meio Ambiente

A primeira reunião de trabalho do novo Conselho Empresarial de Meio Ambiente, Saneamento e Mudanças Climáticas da ACRJ aconteceu dia 6 de setembro, de forma virtual. A presidente do Conselho, Luciana Gil, adiantou algumas ações a serem viabilizadas ainda este ano.

Uma delas é a realização de um evento para discussão sobre as áreas de saneamento, resíduos e efluentes com o objetivo de debater aspectos jurídicos e técnicos relacionados a esses temas. “A ideia é reunir representantes de empresas, do Poder Público, de instituições ligadas ao comércio e à indústria, além da Academia, para uma abordagem dos problemas e a indicação de possíveis soluções, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento de Políticas Públicas”, explicou. O encontro deverá ser realizado no mês de novembro.

No âmbito da agenda climática, Luciana Gil informou a intenção do Conselho de elaborar o Acordo Rio de Janeiro, inspirado na iniciativa paulista. Ele consiste no compromisso do setor produtivo de reduzir a emissão de gases de efeito estufa de forma voluntária. Segundo ela, o Conselho fará contato com entidades como o Inea e as Secretarias de Meio Ambiente para buscar apoio e parceria para avançar nesta iniciativa.

Na área de Licenciamento Ambiental, o Conselho vai sugerir a participação da Associação Comercial nas discussões da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente – ANAMMA/RJ.

Encerrando a reunião, Luciana informou que, além dos eventos e ações previstos, os encontros de trabalho do Conselho serão realizados mensalmente.