Menu fechado

Notícias

ACRJ se manifesta sobre operação da Polícia Federal contra empresários

A Associação Comercial do Rio de Janeiro – ACRJ, diante da operação da Polícia Federal ocorrida na manhã desta terça-feira, por ordem do Ministro Alexandre de Moraes, contra importantes empresários brasileiros, vem manifestar sua mais profunda apreensão com o rumo da livre expressão do pensamento no Brasil.

É absolutamente irrazoável que conversas em redes privadas – insuscetíveis, por isso, de configurar qualquer ameaça – ainda que em termos veementes, recebam a resposta extremada que sofreram. Quebra de sigilo bancário, congelamento de contas, invasão de residências e de empresas são medidas extremas admitidas, apenas, contra suspeitos de crimes graves, jamais contra manifestações de opinião. Não cabe, obviamente, a esta entidade de representação empresarial, emitir juízo de valor quanto às opiniões e militância política dos seus representados, mas, tem o dever de testemunhar a coragem e a competência de empreendedores que arriscam seu patrimônio e seu trabalho colaborando com a riqueza do país.

A ACRJ tem, dentre seus associados, o empresário José Isaac Peres, que recentemente recebeu de nós o prêmio de Empresário do Ano. O empresário construiu a marca de Shopping mais importante do Brasil – BarraShopping – e durante a pandemia investiu mais de 1 bilhão de reais em um novo empreendimento no Rio de Janeiro, o Shopping Jacarepaguá. Independentemente de suas escolhas políticas, Peres acredita no Brasil e contribui notavelmente para o seu desenvolvimento.

O Brasil precisa de paz e de harmonia para que possamos construir um futuro de prosperidade e desenvolvimento, com segurança às empresas e empreendedores e temos a convicção de que o STF precisa ser o catalisador desse processo.

José Antonio do Nascimento Brito – presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro