Menu fechado

Notícias

Vice-presidente da ACRJ participa de evento nacional sobre questões jurídicas no Agronegócio

Os mais renomados profissionais da área jurídica no agronegócio e autoridades do país estarão reunidos no IV Congresso Nacional de Direito Agrário e III Encontro Nacional das Mulheres Agraristas, dias 25 e 26 de agosto, em Porto Alegre. Os eventos contam com o apoio institucional da Associação Comercial do Rio de Janeiro, que será representada pela vice-presidente e presidente do Conselho Empresarial de Competitividade, Ambiente de Negócios e Agronegócio, Irini Tsouroutsoglou. O objetivo dos encontros é debater questões de liberdade econômica, direito e agronegócio, apresentando perspectivas para o crescimento do país a partir do setor agrário. Durante o evento também serão apresentadas atualizações sobre a aplicação e regulamentação da tecnologia, inovação e inteligência artificial no setor.
Mais de 30 especialistas participarão dos seguintes painéis temáticos, são eles: inovações jurídicas no direito agrário; aspectos relevantes nos contratos do agronegócio; resolução de conflitos, pujança e instrumentos de melhoria do setor agropecuário; novidades no crédito rural e financiamento; ferramentas tecnológicas, competitividade e agtechs para aceleramento do agro; demandas de sustentabilidade; planejamento tributário inteligente; desafios na regularização fundiária; integração da agroindústria e o mercado agrícola; a advocacia no agronegócio; e o agro nos Tribunais Superiores. Também haverá uma programação complementar durante uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil, a Expointer, no dia 27 de agosto, no auditório da Casa da Farsul no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS.
Estarão presentes na abertura do evento o prefeito de Porto Alegrae, Sebastião Melo, apoiando a campanha “Porto Alegre – A Capital do Direito Agrário 2022”; o secretário da Agricultura do RS, Domingos Antônio Velho Lopes; o presidente da Federação da Agricultura do RS, Gedeão Pereira; o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia; o reitor da PUC/RS, Evilázio Teixeira; e o presidente da União Brasileira dos Agraristas Universitários (UBAU), Albenir Querubini. Na oportunidade serão homenageados dois autores de importantes obras de direito agrário, Marcos Prado de Albuquerque e Elisabete Maniglia, além de uma homenagem póstuma ao professor Darcy Zibetti, fundador da UBAU. A palestra inaugural será do ex-ministro da Agricultura, Antonio Cabrera Mano Filho.
O evento ocorrerá na modalidade híbrida, na PUC/RS, em Porto Alegre (RS). As inscrições podem ser realizadas tanto para a modalidade presencial quanto online no link: https://www.sympla.com.br/evento-online/4-congresso-nacional-de-direito-agrario-liberdade-economica-direito-e-agronegocio/1609072
Outras informações: ubau.eventos@gmail.com