Menu fechado

Notícias

Cenário brasileiro e inflação dos EUA foram temas analisados pelo Conselho de Políticas Econômicas

A oferta de mais empregos e o cenário econômico do Brasil como um todo foi analisado pelo Conselho Empresarial de Políticas Econômicas da ACRJ em reunião realizada dia 14 de julho. O conselheiro Paulo Gurgel Valente apresentou dados que mostram avanços na área, como a queda de desemprego em 9,8%, índice consolidado pela PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), divulgada no fim do mês passado pelo IBGE.
Segundo ele, o quadro se mostra favorável com cerca de mais cinco milhões de pessoas empregadas. Ao avaliar o cenário, o presidente do Conselho, embaixador Marcílio Marques Moreira, disse que é “impressionante esse avanço”. “O aumento da arrecadação e a queda nas despesas, tal qual a diminuição da taxa de desemprego, são dados positivos”, acrescentou.
O custo da energia também foi pauta do encontro virtual. O conselheiro Paulo Camillo Penna comentou sobre o setor da construção civil e disse que os insumos energéticos vêm subindo significativamente e pressionando a produção do cimento. “A pressão dos custos de energia representa 65% no segmento de cimento”, ressaltou.
Outro ponto levantado foi a inflação dos Estados Unidos, a mais alta em 40 anos e meio. Os preços ao consumidor chegaram a 9,1%. Entre as causas dessa performance norte-americana, estão problemas no fornecimento global, disparada dos preços dos alimentos, ocasionada principalmente pela guerra na Ucrânia, que atingiu ainda o valor dos combustíveis. Para eles, houve um erro de planejamento da política monetária e também da fiscal, inclusive com uma série de concessões e estímulos feitos no início da pandemia da Covid.