Menu fechado

Notícias

Brasil é o quarto país no mundo em produção de lixo, diz especialista

O CEO da plataforma tecnológica Minha Coleta, Eduardo Nascimento, foi o convidado da reunião online do Conselho Empresarial de Inovação, Comunicação e Tecnologia da ACRJ, realizada dia 5 de julho. Durante o encontro, ele fez uma palestra sobre “Faça da minha coleta a sua coleta”.

A Minha Coleta integra toda a cadeia de resíduos, do gerador até a indústria. Com a integração, ficam garantidas a coleta seletiva e a logística reversa, inclusive de condomínios residenciais e empresariais.

Eduardo Nascimento informou que a taxa de resíduos reciclados é de 2,1% em todo o território nacional e que ainda existem três mil cidades com lixões a céu aberto ou aterros controlados. Segundo ele, o Brasil é o quarto país no mundo em produção de lixo, com mais de 11 milhões de toneladas.

“Não vamos ter diminuição nos próximos 100 anos e continuaremos gerando resíduos. Você sozinho produz 87 quilos anualmente, mas só são reciclados cinco. 483 milhões de resíduos são jogados fora todo ano. Muitas empresas poderiam estar fazendo a logística reversa”, acrescentou.

“Essas iniciativas são essenciais para evitar, inclusive, as crises climáticas. A integração das ações de maneira simples, conectando tudo, é muito bom para o futuro da sociedade e de seu meio ambiente”, afirmou o presidente do Conselho, Caio Rainerio.