Menu fechado

Notícias

Gerenciamento de crise e segurança pública foram temas da reunião do Conselho de Turismo

A convite do Conselho Empresarial de Turismo da ACRJ, a jornalista Silvana Ramiro fez uma apresentação sobre “Cuidado: você pode virar notícia”, ao se referir a atenção que todos devem ter ao expressar uma informação. Ela explicou como fazer para enfrentar uma crise e reverter a imagem negativa de uma empresa.

Segundo a jornalista, pode ser considerada uma crise quando o fato gera “comoção, pressão da sociedade e da mídia, busca de causas (no caso dos acidentes), exposição negativa da marca, dramas pessoais e discussões sobre indenizações (quando envolve mortos e feridos)”. Silvana ressaltou que o posicionamento inicial da empresa ou da instituição, por exemplo, já pode definir o rumo da crise e afirmou que deve se falar a verdade sempre.
Para ela, existem quatro pilares da mensagem: para quem você vai falar; o que vai falar; quanto tempo tem e como vai dizer. E lembrou a importância de estar preparado para conceder uma entrevista, com o domínio do assunto, clareza e verdade nas respostas e cuidado com a linguagem corporal, entre outros pontos.

Silvana Ramiro destacou ainda que atualmente é preciso estar atento até para a foto que vai usar no whatsapp, já que essa mídia é usada também como instrumento de comunicação no trabalho. E observou que a pessoa precisa ter cautela ainda com “posts políticos (estamos em ano eleitoral), comentários em posts alheios, conversas em restaurantes e aeroportos”. “Celular é uma arma. Vaza tudo”, complementou a jornalista.
Durante a reunião o presidente do Conselho de Turismo, Alfredo Lopes, informou que haverá amanhã, dia 29 de junho, no Hotel Ramada Recreio Shopping, um fórum sobre segurança. Ele lembrou que está havendo muitos assaltos, como o que ocorreu no fim de semana no Village Mall, quando bandidos entraram armados no estabelecimento e levaram joias e relógios de uma joalheria, deixando um morto e fazendo uma pessoa como refém, além de causar pânico aos que estavam no local.

“Precisamos que haja o agravamento da legislação, com penas mais duras para os crimes. Caso contrário, a violência continuará aumentando. Nesse fórum, vamos tirar soluções e levar as autoridades”, adiantou Alfredo Lopes.