Menu fechado

Notícias

Conselho de Inovação apresenta as tendências nas áreas educacional e tecnológica para 2030

A reunião do Conselho Empresarial de Inovação, Comunicação e Tecnologia da ACRJ se pautou na evolução da educação e das profissões para daqui a oito anos, tendo como base, entre outros fatores, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O presidente do Conselho de Educação da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Paulo Milet, fez uma apresentação sobre “Empregos e Educação. Tendências 2030”.

Segundo ele, o mundo está melhor, se comparado aos últimos séculos. Como exemplo, a expectativa de vida em média passou de 40 para 80 anos de idade no período de 500 anos; a mortalidade infantil caiu de 40% para menos de 10% de 1800 até 2015; a pobreza extrema saiu de um pouco mais de 90%, em 1820, para uns 10% há sete anos; e o analfabetismo foi reduzido em cerca de 70% de 1800 até 2014. As comparações foram feitas para mostrar que o mundo evoluiu, apesar de as pessoas dizerem que “antigamente era bem melhor”.

Milet comentou que houve “efeitos disruptivos da pandemia”, passando a ser normal os teles trabalho, medicina, educação e negócios, entre outros. O presidente do Conselho explicou que um desses modelos era proibido até bem pouco tempo, se referindo a telemedicina.

Em relação a empregabilidade, informou que nos últimos 30 anos foram gerados 1,3 bilhão de vagas. O crescimento da população foi de 2,4 bilhões. Ele também mostrou que de 2010 até 2019 os indicadores da evasão escolar do ensino superior aumentaram muito. Em 2010, a taxa de desistência era de 10%. Em 2019, atingiu 59%. “Dois milhões de alunos abandonam o ensino superior por ano”, destacou.

O presidente do Conselho reforçou que os ODS da ONU 4 e 8, respectivamente, dizem sobre “assegurar educação inclusiva e equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizado por toda a vida para todos” e “promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos”.

Para ele, umas 200 novas profissões estão sendo criadas a partir da tecnologia aplicada em áreas tradicionais, geradoras de emprego. “Por exemplo, usar a tecnologia do drone na agricultura. Isso gera uma nova profissão e é preciso capacitação”, afirmou.

Paulo Milet considerou ainda maior o número de vagas com que surgirão com o metaverso e salientou que “quanto mais adulto, mais tecnologia, sendo que quanto mais criança, mais convívio social”.

O presidente do Conselho de Inovação, Caio Rainerio, elogiou a apresentação de Milet e finalizou comentando que “o problema de emprego é exponencial”.