Menu fechado

Notícias

Conselho de Educação debate sobre ensino profissionalizante

A importância do ensino profissionalizante, técnico, na formação dos jovens foi um dos assuntos debatidos na reunião online do Conselho Empresarial de Educação da Associação Comercial do Rio de Janeiro, realizada, dia 14 de junho. O conselheiro Wagner Talarico, coordenador do Colégio João Paulo I, localizado em Bangu, Zona Oeste do Rio, informou que os jovens precisam estar preparados para o mercado de trabalho.
“Esse é o caminho para os jovens, para que eles mudem. O ensino técnico é importante porque o aluno já sai para o mercado de trabalho”, ressaltou. Segundo ele, alguns estudantes do curso foram aproveitados como estagiários na própria instituição de ensino, que tem 1.300 alunos, sendo cerca de 400 no ensino médio profissionalizante.
Sylvia Meireles, vice-presidente do Conselho de Educação e que coordenou a reunião, lembrou que estão se organizando para convidar especialistas nos próximos eventos. “Trazer convidados de fora da Associação Comercial para participar dos encontros virtuais ou presenciais, com temáticas educacionais, é importante”, ressaltou. Ela comentou também que há ainda o propósito de promover palestras e seminários com outros conselhos da ACRJ.
A conselheira Renata Guimarães adiantou que já conversou com o Conselho de Jovens da Associação Comercial para promover um evento conjunto, envolvendo, entre outros pontos, a formação de turmas com foco no empreendedorismo. Renata citou o Innovation Camp, da Junior Achievement com a Ancar Ivanhoé, como exemplo de programa de desenvolvimento, que tem a participação de jovens e parceiros estratégicos. Com o programa, os jovens são incentivados a pensar as perspectivas do futuro da cidade e da região.