Menu fechado

Notícias

Inflação alta e seus impactos na economia global é a grande preocupação no momento

O Conselho Empresarial de Políticas Econômicas da ACRJ se reuniu virtualmente, dia 12 de maio, e debateu a alta da inflação na economia global, entre outros temas. O presidente do Conselho, embaixador Marcílio Marques Moreira, fez uma análise da conjuntura econômica e da expectativa de estabilidade após o aumento do índice inflacionário no mundo.

“A economia mundial sofre o mesmo problema que nós, que é a inflação. O Fundo Monetário Internacional tem feito a revisão do crescimento, diminuindo a média. Com o Brasil, essa estimativa até melhorou, podendo crescer até 0,8%. Mas, no geral, temos, portanto, uma conjuntura muito difícil”, ressaltou Marcílio Marques Moreira.

Segundo ele, vários países estão vivendo a pressão inflacionária, como a Alemanha e os Estados Unidos, sendo que o país norte-americano apresentou um índice na casa dos 8% nos últimos 12 meses. O embaixador comentou ainda sobre o nacionalismo contra a abertura do mercado, o que dificulta ainda mais a situação, como é o caso do Brasil. “Somos um dos países mais fechados. O nacionalismo é uma reserva de mercado, mas que é negativo para a economia como um todo”, revelou.

Os conselheiros avaliaram ainda o aumento da taxa de juros. Para eles, a decisão do Banco Central de aumentar, para segurar a inflação, deixou o Brasil em uma “fase relativamente boa” porque reagiu rápido a escalada do índice inflacionário. Ao contrário dos Estados Unidos, que demoraram a reagir e que estão subindo a taxa gradualmente, já que a economia americana é muito sensível.

Os integrantes do Conselho defenderam que a recuperação econômica global passe também pelas pequenas e médias empresas. Conforme os conselheiros, são as grandes geradoras de empregos e que é preciso enveredar por esse caminho de modo a alavancar novos negócios, pesquisas, como ocorre na Itália, e estabilizar a economia.