Menu fechado

Notícias

ACRJ apresenta planejamento para ajudar abertura de novos negócios

O Conselho Empresarial de Inovação, Comunicação e Tecnologia da Associação Comercial se reuniu, dia 10 de maio, e apresentou uma série de ações, envolvendo a tecnologia e visando contribuir para alavancar o comércio e abertura de novos negócios no Rio de Janeiro. A iniciativa exposta pelo conselheiro Alexandre Pavan inclui a identificação de competências entre os conselhos da ACRJ e seus associados; criação de um “workflow” (fluxo de trabalho para automatizar processos de negócios e aumentar a gestão de uma empresa, por exemplo); e montagem de curadoria, com viés prático, para impulsionar o comércio.
Além dessas, Pavan elencou outras inciativas, como o desenvolvimento de uma agenda para reforçar a competência do Rio de Janeiro em esportes eletrônicos e tecnologia. Nesse caso, a sugestão é criar um espaço no Rio Info, que é considerado o principal evento de tecnologia e negócios do Brasil, e realizar “palestras sobre o universo de games, incluindo programação, design e ferramentas”.
Também apresentaram a proposta de mapear eventos na cidade e organizar palestras e materiais “instrucionais” sobre inovação, cujo objetivo é estimular o uso de tecnologias, inclusive, no segmento comercial. “A ideia é seguir com o workflow e depois criar publicações para ajudar o comércio e estruturar e iniciar novos negócios”, ressaltou o conselheiro.
A vice-presidente do Conselho de Inovação, Maria Candida Torres, que comandou a reunião, apresentou o novo conselheiro André Luiz Azevedo Guedes. Entre outras atribuições, ele é coordenador de curso do Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam) e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj).