Menu fechado

Notícias

Município do Rio aumenta nota na avaliação da Capacidade de Pagamento

A Prefeitura do Rio alcançou a nota ‘B’ de avaliação da Capacidade de Pagamento instituída pelo Tesouro Nacional (CAPAG). Entre as medidas que permitiram esta recuperação estão o aumento de receitas correntes e extraordinárias, como a alienação de imóveis e os recursos da concessão da Cedae, que subiram 20% em relação ao acordado pelo governo anterior, após renegociação nesta gestão.

“Esta é uma excelente notícia para os negócios da cidade do Rio de Janeiro e comprova que a administração municipal está no caminho certo para recuperar as contas públicas e reerguer nossa economia. Ter uma boa nota é importantíssimo e alcançar esta pontuação é um progresso enorme, vindo do caos que o munícipio se encontrava. Este resultado deve servir de incentivo para a Prefeitura continuar o trabalho de excelência e manter os bons resultados no futuro. Parabéns o prefeito Eduardo Paes e ao deputado Pedro Paulo, então secretário de Fazenda”, ressaltou o presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, José Antonio do Nascimento Brito.

O município esteve por cinco anos com a nota ‘C’, o que limitava a garantia da União para a contratação de financiamentos. A CAPAG é uma classificação de risco elaborada com base em índices de liquidez, poupança e endividamento para avaliar a situação fiscal de estados e municípios. O resultado foi alcançado em função das iniciativas adotadas pela Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento ao longo de 2021 que devolveram a saúde fiscal às contas da Prefeitura.

Entre as medidas que permitiram a recuperação das contas estão o aumento de receitas correntes e extraordinárias, como a alienação de imóveis e os recursos da concessão da Cedae.

Leia mais aqui