Menu fechado

Notícias

Conselheiros da ACRJ comentam sobre Sistema Nacional de Educação

O Conselho Empresarial de Educação da Associação Comercial do Rio de Janeiro se reuniu online, dia 22 de março, e debateu sobre vários temas. Entre eles, a aprovação, pelo Senado, do Projeto de Lei Complementar (235/2019), que institui o Sistema Nacional de Educação (SNE).

Conforme o texto do projeto, o SNE visa possibilitar a “integração de políticas e ações educacionais da União, Estados, Municípios e Distrito Federal”. Tem entre seus objetivos “a universalização do acesso à educação básica de qualidade, garantia de infraestrutura adequada para as escolas públicas e o cumprimento do piso salarial profissional nacional para o magistério público da educação básica”.

A conselheira Claudia Costin acredita que nos próximos dois meses o projeto será apreciado pela Câmara de Deputados, ou seja, antes do período eleitoral. “A aprovação do Sistema Nacional de Educação (SUE), o SUS da Educação, foi um avanço importante. Há muito que era preciso acontecer. Temos Estado e Município competindo na mesma cidade. Durante a Covid, o processo seria facilitado se houvesse uma articulação entre eles. Com o Sistema tende acontecer essa interação”, destacou.

Durante a reunião, sob a coordenação do presidente do Conselho, Paulo Milet, a conselheira Sylvia Meireles apresentou a plataforma “Playnwhere”, que disponibiliza ferramentas para a criação de gamificação do treinamento. Ela explicou que os games facilitam o treinamento de forma ágil e prático, além de criar estratégias engajadoras. “O Playnwhere é 100% online, gratuito possui conteúdo em diversos formatos. Há também a versão que não é free e que se consegue personalizar”, adiantou.

O Conselheiro Vinicius Canedo apresentou o Colégio MOPI, do qual é sócio-diretor, e o SINEPE Rio (Sindicato das Escolas Particulares), do qual é representante junto ao Conselho. Foi apresentada também a nova conselheira Ruth Espinola de Melo, do IAG PUC e ESDI-UERJ. No fim do encontro, Paulo Milet informou que teve reunião com o presidente da ACRJ, José Antonio do Nascimento Brito, e expôs a ideia do Portal de Educação da Associação Comercial, que foi bem recebida e será objeto de proposta para a diretoria em breve.