Menu fechado

Notícias

Conselho de Políticas Econômicas analisa impacto da guerra na Ucrânia no cenário mundial

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia foi uma das discussões da reunião online do Conselho Empresarial de Políticas Econômicas da ACRJ, realizada em 10/03. Os conselheiros comentaram que, com a guerra, os preços de vários segmentos estão subindo, como dos combustíveis e fretes, e que vão causar impacto na economia global.
Além dos reajustes, acreditam que outras ações serão repensadas mundialmente. Eles citaram a disposição da Alemanha em fechar três usinas antes da guerra e que agora essa iniciativa está suspensa.
O presidente do Conselho, embaixador Marcílio Marques Moreira, com base em um artigo publicado, ressaltou que “as consequências da guerra serão severas, mas não catastróficas”.
Ele informou que quando a Rússia anunciou a invasão na Ucrânia ficou muito chocado e se lembrou do que passou na Segunda Guerra Mundial. O embaixador contou que, na época, estava doente e em tratamento em Viena. “O médico que me atendia em 1939 foi impedido de exercer a profissão e eu fiquei sem atendimento. Peguei o último navio italiano que saiu de lá rumo ao Brasil”, recordou, chamando atenção para a situação da população e da diplomacia internacional, que é bastante afetada nesses períodos de conflitos.
No cenário mundial, os conselheiros avaliaram que a conjuntura é complicada e que no Brasil não é diferente. “O momento é crítico para o Brasil. A questão externa cruza com a interna, já que estamos em um ano eleitoral”, reforçou Marcílio Marques Moreira.
Os conselheiros consideraram que o panorama eleitoral/político brasileiro ainda está sendo desenhado. Para eles, nos próximos meses o quadro ficará mais claro, inclusive, para o pleito estadual nas unidades da federação.
Em relação a pandemia, acreditam que com menos medidas restritivas a economia começa a se recuperar. Eles reforçaram que a situação pode melhorar após esse período de desaceleração da economia e inflação.