Menu fechado

Notícias

Secretário Chicão Bulhões participa de seminário sobre a crise dos bares e restaurantes na ACRJ

A “Crise dos Bares e Restaurantes – Causas, consequências e possíveis soluções” é tema do seminário promovido, dia 17 de março, às 9h30, pelos Conselhos Empresariais de Turismo e Competitividade, Ambiente de Negócios e Agronegócio da ACRJ. O evento será dividido em três painéis, que tratam sobre a problemática enfrentada pelo segmento, as consequências da crise e sugestões de soluções para o setor.

Pesquisa realizada pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), entre os dias 21 de fevereiro e 3 de março, mostra que no Rio de Janeiro 47% dos empresários do segmento tiveram queda no faturamento (maior do que a média nacional, que foi de 43%) realizando prejuízo em janeiro. Já 23% das empresas tiveram lucro (contra 26% em dez/21) e 49% disseram ter faturamento menor em janeiro, na comparação com dezembro do ano passado.

A abertura do seminário será feita pelo presidente da Associação Comercial, José Antonio Nascimento Brito, pelo vice-presidente dos Conselhos Empresariais da instituição, Alberto Blois, pela presidente do Conselho de Competitividade, Irini Tsouroutsoglou, e pelo VP do Conselho de Turismo, Vander Giordano.

O primeiro painel terá como tema “Um panorama sobre a problemática enfrentada pelo setor. Trazendo causas e problemas enfrentados”, com os seguintes palestrantes: Vander Giordano, VP do Conselho de Turismo da ACRJ e Institucional da Multiplan; Pedro Hermeto, presidente Abrasel Rio (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do RJ); do empresário Rigo Duarte, proprietário do tradicional restaurante Angu do Gomes, no Centro; e do vice-presidente da ACRJ, de Relações com as Associações Comerciais da Cidade do Rio, Ricardo Salles.

O segundo painel vai tratar das “Consequências dessa crise que vem sendo enfrentada” e será apresentado por Alberto Blois; Fernando Blower, presidente do Sindrio; Jackeline Maia, analista e gestora de projetos do Sebrae, do empresário João Diniz; Roque Maciel, proprietário restaurante Páreo; e do vereador Rafael Aluísio Freitas.

O terceiro painel, sobre “Possíveis soluções para o setor”, será composto por Irini Tsouroutsoglou; pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação do Município do Rio de Janeiro, Chicão Bulhões; desembargador Marcelo Buhatem, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e presidente da Andes (Associação Nacional de Desembargadores); Luiz Roberto Ayoub, advogado, sócio no Galdino & Coelho Advogados e desembargador aposentado do TJRJ; e Louise Nogueira, gestora Estadual de Alimentação do Sebrae Rio.

O seminário será híbrido, com transmissão pelo Canal ACRJ Divulga no Youtube. Acesse aqui