Menu fechado

Notícias

Palestra “Escutosfera – A Revolução pela escuta” reúne especialistas e conselheiros da ACRJ

O Conselho Empresarial de Educação da Associação Comercial do Rio de Janeiro se reuniu online, dia 08/03, para assistir a palestra sobre um “Experimento científico”, do professor e fundador da Escutosfera, Rodrigo Leite. Ele desenvolveu toda uma metodologia que destaca as diferenças entre Escutar ou apenas Ouvir.

Durante o encontro, o especialista fez uma apresentação sobre o estudo, que teve início em 2007 e tem como objetivo “levantar boas práticas em dar/receber feedbacks e medir seus impactos”.

A pesquisa sobre as melhores práticas de liderança teve como descoberta central que a grande maioria, ou seja, 92,3% foram citadas pela habilidade de Escuta.  O estudo revelou que as equipes treinadas no método entregam 32% a mais do que outras. “As pessoas apontadas como inspiradoras em liderança são as que escutam atentamente”, afirmou Rodrigo Leite.

O professor mostrou a importância de ouvir e escutar. Segundo ele, ouvir é uma capacidade auditiva: involuntária, físico e que capta sons. Escutar, para o especialista, é uma atitude de interpretar mensagens: voluntária e que requer esforços intelectual e emocional.

“Para escutar é preciso vontade, interesse, dedicação de tempo, energia, curiosidade e atenção. Não dá para fingir que está escutando”, explicou.

A pesquisa mostra dados curiosos, tais como: 77% têm costume de tentar adivinhar o motivo da fala das pessoas com quem conversam; 61,5% escuta melhor quando percebe que a pessoa está infeliz, mal ou em perigo; 73,1% sentem forte ansiedade para que o outro conclua logo o que tem a dizer; e 76,9% costuma filtrar o que diz por conviver com cidadãos menos qualificados o suficiente para entender.

Outros pontos relevantes do estudo mostram que 90% das conversas não chegam a nenhum resultado; 75% do tempo há distração; 50% é o que se lembra da conversa e 25% se recordam uma hora depois. Antes de Rodrigo Leite, a professora Margareth Aragão explanou projeto iniciante de capacitação de crianças e jovens na área de meio ambiente e informou que está aberta a parcerias para desenvolvimento de cursos EaD (educação à distância) com os conteúdos que ela já dispõe.

O presidente do Conselho, Paulo Milet, destacou a importância da capacitação de líderes e profissionais de todas as áreas e adiantou que o Conselho vai propor à ACRJ um portal de capacitação com esse fim, com conteúdos próprios, de parceiros ou de outros conselhos para atender associados e/ou público em geral.