Menu fechado

Notícias

Prefeito Eduardo Paes assina decreto sobre Polos do Rio

O vice-presidente de Relações com as Associações Comerciais da Cidade do Rio de Janeiro da ACRJ, Ricardo Salles de Barros, representou a Casa de Mauá no evento realizado, dia 14/12, no Palácio da Cidade, quando foi assinado pelo prefeito Eduardo Paes o Decreto dos Polos do Rio. O evento foi organizado pela Coordenadoria Executiva de Diálogos Setoriais – CEDI/SEGOVI da Prefeitura do Rio.

Participaram do encontro, além do prefeito, o secretário de Governo e Integridade Pública, Marcelo Calero, e representantes dos polos gastronômicos da cidade e de entidades do comércio e de serviços e empresários.

O presidente do Polo Comercial e das Confeitarias Tradicionais do Rio de Janeiro, Luiz Eduardo Carneiro, elogiou a iniciativa e destacou a união dos empresários. “Ficamos felizes em participar dessa homologação dos polos pelo prefeito Eduardo Paes e ver que o movimento está crescendo. Esta união dos comerciantes e lojistas, que se fazia necessária, agora passou a ser imperativa após toda crise que passamos por conta da pandemia”, comemorou.

Por outro lado, destacou a preocupação por uma possível legalização dos ambulantes, que fazem concorrência desleal com o comércio formal, e provocam a desordem pública. “Mais uma vez, o comerciante legalizado poderá ser penalizado neste momento que começamos a retomar o fôlego, que as empresas estão retornando para o Centro da cidade para, enfim, voltarmos à normalidade”, disse.

O Decreto dispõe sobre a retomada do Programa Polos do Rio e a recuperação do comércio. Ao todo, 24 polos serão atendidos na cidade. Durante o evento também foram assinadas Resoluções de constituição do Comitê Executivo e do Conselho Consultivo, instâncias que vão compor a Governança do Programa.

Pelo Comitê Executivo, as instituições que o comporão – Fecomércio RJ, Sindrio, Sebrae, Caixa e Riotur – apresentarão seus planos e projetos de estímulo ao fortalecimento dos negócios e da atividade econômica. Ricardo Salles informou que vai solicitar à Prefeitura que a Associação Comercial seja membro deste conselho, já que “a defesa do livre comércio e o equilíbrio nestas relações é a razão pela qual a entidade existe”.

A íntegra do Decreto: https://www.sindrio.com.br/wp-content/uploads/2021/12/Rio_de_Janeiro_2021-12-14_DECRETO_49968_PAGS13E14.pdf