Menu fechado

Notícias

Cobertura de 5G pode levar 11 anos para abranger toda população brasileira

A reunião do Conselho Empresarial de Inovação, Tecnologia e Comunicação da ACRJ, dia 30/11, teve como tema “5G Funcionamento e suas Aplicações”, apresentado pelo conselheiro Diego de La Veja. Durante o encontro, ele adiantou que pode demorar para toda a população ter acesso a tecnologia de quinta geração. “100% operante em 11 anos”, revelou ao se referir às previsões de instalação.

Na palestra, informou que menos de 8% dos dispositivos são habilitados no Brasil, que a instalação nas capitais do país está prevista para até julho de 2022 e que o investimento estimado chega a R$ 160 bilhões.

La Veja destacou que a 4G atende 100 mil usuários por Km² enquanto a 5G irá contemplar um milhão por Km², ao comparar as duas tecnologias. O conselheiro considera interessante que a próxima geração de rede de internet móvel e banda larga vai trazer uma performance maior para os dispositivos.

Além disso, acrescentou que com a cobertura de 5G serão realizadas conexões simultâneas e mais confiáveis, conexões ponto a ponto e sobreposição de sinal, entre outros benefícios.