Menu fechado

Notícias

Conselho de Educação da ACRJ debate mercado de trabalho e progresso tecnológico

O Conselho Empresarial de Educação recebeu, dia 26/10, Ana Paula Lemes da startup Labenu – Educação que reinventa, que fez uma apresentação sobre mercado de trabalho e progresso tecnológico durante reunião online. Ela informou que na área de TI “sobram vagas, mas falta mão de obra” e anunciou que pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação revela que o setor deve contratar cerca de 420 mil profissionais até 2024.

“Talento está igualmente distribuído pelo Brasil, mas oportunidade não”, revelou Ana Paula. Outro dado repassado por ela foi um estudo da McKinsey Global Institute, mostrando que as mudanças nesse mercado vão ganhar intensidade e que, com isso, “a tecnologia vai afetar as carreiras de 25% de todos os profissionais até 2030”. E ainda, conforme o instituto, “operadores de maquinário devem perder 40% das vagas”.

O relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento econômico (OCDE), denominado “O Futuro do Trabalho”, calcula que “14% dos empregos entre 36 países que formam o bloco têm alta probabilidade (70%) de automação”. “Outros 32% serão radicalmente transformados e têm 50% a 70% de chances de serem robotizados”. 

Comemorações para Semana de Arte Moderna

Durante a reunião, o conselheiro Jorge Duro apresentou a proposta para a comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna. Segundo ele, a ideia é organizar um semestre de atividades artísticas e culturais.   “A proposta mostra um movimento disruptivo revelando e promovendo produtores independentes e artistas cariocas no sentido de valorizar a arte de maneira abrangente com o uso da tecnologia da informação”, explicou. 

Ele adiantou alguns eventos possíveis no semestre cultural. “Movimento Neo Renaissance, Carnaval Web, Integração 100 Anos Semana SP, Festivais de Música, Dança e 3D/360/Games”, listou.