Menu fechado

Notícias

Praça XV: um espaço urbano que abriga séculos de história

A Praça XV é mais conhecida pelos cariocas e fluminenses como um local de passagem para as barcas, que fazem a travessia Rio-Niterói. Mas todo esse importante espaço urbano, tradicional e memorável ganhou ares de modernidade no período das Olimpíadas Rio 2016, com a sua revitalização e de seu entorno.

Foi no Paço Imperial, local de maior valor histórico do Rio e do Brasil, que desembarcaram D. João VI com Carlota Joaquina. Sede do governo da época do Rei de Portugal, de lá foi feito o famoso discurso do “Dia do Fico” e assinada a Lei Áurea. Da Praça XV é possível avistar a Ilha Fiscal, local do último baile do Império, grande festa da monarquia seis dias antes do país virar República.

Vale destacar, na região, a Igreja Nossa Senhora do Carmo, que foi a Capela Real, antiga Sé, e onde houve a coroação de D. Pedro I e D. Pedro II e a cerimônia de casamento da Princesa Isabel com o Conde D’Eu. Monumento importante também é o Chafariz do Mestre Valentim, de 1789, que serviu para “melhorar o abastecimento de água dos navios atracados e da população”.

Dos séculos passados até a revitalização da área para receber os Jogos Olímpicos, a Praça XV continua a ser uma referência. Hoje, ela é reconhecida ainda por abrigar a Orla Conde, um passeio público com 3,5km de extensão, ligando o Museu Histórico Nacional ao Cais do Porto.

Para saber mais, acesse o Almanaque Carioquice 2020 https://carioquice.insightnet.com.br/pdf/ALMANAQUE-CARIOQUICE-2020.pdf

Foto: Divulgação/ICCA