Menu fechado

Notícias

Plataforma HyperCube 4X é apresentada ao Conselho de Inovação


O especialista em tecnologia web, Alessandro Lima, participou da reunião do Conselho Empresarial de Inovação, Comunicação e Tecnologia da ACRJ, dia 21/9, e apresentou o hypercube4X, uma plataforma para acesso a acervos artísticos e outras aplicações. Segundo ele, é “uma nova proposta de interação homem-máquina e a única no mundo no gênero que propõe uma nova relação das pessoas com arquivos e acervos”, explicou. Alessandro Lima acrescentou que a ferramenta interage com diversas interfaces, como óculos de realidade virtual, joystick, entre outros.

E exemplificou a aplicação do hypercube em museus, já que a interface gera no espectador uma experiência sensorial diferenciada com os acervos pois ele terá a sensação de “manusear” uma peça artística ou um arquivo, cujo toque não é permitido. Também pode ser usada para transcrição de documentos, geração de inventários, repertórios, dossiês e muitas outras aplicações. “Esta é uma opção que pode ser utilizada nos eventos que forem programados para as comemorações dos 100 anos da Semana de Arte Moderna, no ano que vem”, disse.

O presidente do Conselho, Caio Rainério, também sugeriu o uso da ferramenta para o desenvolvimento de projetos de educação e outros. “Precisamos conhecer toda tecnologia que está à nossa disposição para o desenvolvimento de projetos, especialmente na área de educação. Esta é uma delas e temos interesse em conhecer mais detalhadamente”, afirmou.