Menu fechado

Notícias

Exposições, literatura e música vão constar da agenda cultural das comemorações do Bicentenário da Independência

O Conselho Empresarial de Assuntos Culturais da ACRJ recebeu, dia 08/09, para um encontro virtual o ministro Almir Lima do Nascimento, diretor do Instituto de Pesquisa de Relações Institucionais (IPRI) da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG). Durante a live, ele fez uma palestra sobre “O Itamaraty e o Bicentenário da Independência”.

O ministro explicou que a FUNAG integra o grupo de trabalho do Bicentenário no âmbito do Itamaraty e vem organizando uma série de ações em nível nacional. Ele adiantou que também estão previstas 136 atividades em 58 países da América Latina e Caribe, Europa e América do Norte, África, Ásia e do Oriente Médio.

Entre os exemplos de projetos, estão: concertos de música brasileira erudita em Roma e Houston; publicação em Buenos Aires de quatro títulos brasileiros da coleção “Veredas Brasil”; exposição de fotografia “Back to Egypt”, que celebra os 150 anos da primeira viagem de D. Pedro II ao Egito; e a parceria com o Instituto Camões (Portugal), entre outras ações.

“Está sendo construída uma parceria, entre os dois governos, com o Instituto Camões para que a FUNAG possa publicar, no Brasil, obras de autores portugueses relevantes para o estudo do processo de independência e do relacionamento bilateral”, anunciou. Segundo o ministro Almir Lima do Nascimento, estão ainda organizando um livro original sobre o tema com especialistas dos dois países.

O presidente da ACRJ, José Antonio do Nascimento Brito, agradeceu a apresentação do ministro e ressaltou que a Associação Comercial está aberta à participação nas homenagens do Bicentenário. “A palestra do ministro foi bastante interessante e produtiva. Esperamos fazer alguma atividade com a FUNAG, inclusive, porque a comemoração pelos 200 anos da Independência do Brasil é um dos nossos pilares para 2022, juntamente com os 100 anos da Semana de Arte Moderna; 30 anos da Rio 92 e Agenda Positiva, destinada aos candidatos que vão concorrer às eleições no ano que vem”, destacou.

“Vamos interagir e trabalhar junto de forma a contribuir para as ações em homenagem ao bicentenário”, finalizou o presidente do Conselho, Douglas Fasolato, enaltecendo a importância do Rio de Janeiro nas celebrações.