Menu fechado

Notícias

Largo da Glória: recanto histórico que separa o Centro da Zona Sul do Rio

A região da Glória é uma das mais privilegiadas da cidade. Está a um pulo da agitação do Centro e é o primeiro bairro da badalada Zona Sul carioca.

O seu nome é em homenagem a famosa igreja Nossa Senhora da Glória do Outeiro, que fica no topo de um morro e tem uma visão encantadora do Aterro do Flamengo, do Museu de Arte Moderna (MAM), da Marina da Glória com suas embarcações e das construções art décor. Um luxo.

Outra referência é a Praça Paris, uma joia da belle époque que foi construída em 1926 pelo urbanista francês Alfred Agache. Tem também a Praça Luis de Camões com o busto de Getúlio Vargas e o memorial subterrâneo com o acervo do ex-presidente da República.

Uma das ruas mais famosas do bairro é a Benjamin Constant, onde está localizado o Palácio São Joaquim, inaugurado em 1918 e que hospedou o Papa Francisco em 2013. Ela é um dos logradouros que dá no Largo da Glória, ponto de partida para a considerada maior feira livre da cidade e que virou point com suas barracas de frutas, temperos, queijos, tapioca, pastéis e com espaço ao ar livre para apreciar arte e boa música.

Para conhecer um pouco mais o Largo da Glória, acesse o Almanaque Carioquice 2020 https://carioquice.insightnet.com.br/pdf/ALMANAQUE-CARIOQUICE-2020.pdf

Foto: Divulgação/ICCA