Menu fechado

Notícias

Secretário Pedro Paulo garante que recursos oriundos da Cedae não serão usados para custeio

Ao participar da live promovida pela ACRJ, dia 11/6, o secretário de Fazenda e Planejamento, Pedro Paulo Carvalho, abordou a questão da concessão da Cedae e garantiu que a estimativa de recursos previstos para o município, da ordem de R$ 115 milhões por ano, não será utilizada para custeio. “Esta operação injeta recursos no estado e também no município do Rio e precisamos ter um plano exclusivo para que não se percam em custeio, despesa de pessoal, despesas correntes, pagamentos de precatórios. Precisamos proteger esses recursos para que ajudem nessa retomada da cidade”, afirmou. A presidente da ACRJ, Angela Costa, acrescentou que é fundamental garantir que esses recursos, de fato, não sejam utilizados para custeio. “Ouvir sua promessa em relação a isso é fundamental. É muito importante para que a cidade não seja prejudicada”, ressaltou.

Pedro Paulo participou da live a convite da presidente Angela Costa, para falar sobre a situação econômica do Rio e as expectativas para o futuro. Também participaram, os vice-presidentes Jurídico, Daniel Homem de Carvalho; de Desenvolvimento Estratégico, José Brito; e de Relações Institucionais e Conselhos Empresariais, José Domingos Vargas.

A Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretária de Fazenda e Planejamento, definiu cinco metas para que o município possa retomar seu crescimento, já a partir do final deste ano. De acordo com o secretário, as ações para recuperação fiscal preveem recompor a disponibilidade de caixa da Prefeitura; reduzir o déficit e riscos fiscais herdados da última administração; enquadrar o Rio de Janeiro nas regras fiscais; aumentar a capacidade de investimento e financiamento; e retomar instrumentos de planejamento e monitoramento estratégico. Sobre o Planejamento Estratégico da cidade, chamado de Plano para a retomada e o futuro do Rio, o secretário informou que deverá ser entregue em julho e terá cerca de 60 metas e 70 projetos com orçamento, fases e prazos de execução. “O plano define metas para o futuro da cidade, especificamente o que vamos fazer nos próximos quatro anos, de maneira bem objetiva”, disse.

Angela Costa encerrou a live afirmando que “a Associação é uma porta aberta para o prefeito Eduardo Paes e sua equipe e, principalmente para você, secretário, que nos trouxe tanta informação, com transparência. É isso que a população precisa e o empresariado necessita, para que tenha tranquilidade para investir no Rio de Janeiro”, concluiu. A íntegra da live está disponível no canal ACRJ Divulga no YouTube, acesse aqui