Menu fechado

Notícias

Parque da Catacumba: reserva ecológica em plena Lagoa

Quase ninguém sabe ou se lembra que na encosta do Parque Natural Municipal da Catacumba, na Lagoa Rodrigo de Freitas, existia uma favela, que foi destruída por um incêndio em 1967. Quem viveu aquela época nem imaginava que o espaço, inaugurado em 1979 após ter passado por um reflorestamento total, ganharia vários atrativos.

Os visitantes que hoje podem vivenciar uma eco aventura, com rapel, arvorismo, parede de escalada e tirolesa, não são os mesmos que gargalhavam na década de 60 com a escultura, em tamanho real, de uma mulher pelada. Era uma das atrações do parque e ficava justamente na encosta que abrigava a favela.

Se antes era sinônimo de área de ocupação irregular atualmente é uma reserva ecológica que recebe uma população de todas as idades em suas pracinhas, alamedas e jardins. E ainda conta com trilhas e mirantes, na parte mais alta.

No Mirante da Sacopã, por exemplo, o visitante pode apreciar uma bela vista, que engloba o Morro Dois Irmãos, a Pedra da Gávea, O Cristo Redentor e o mar de Ipanema e Leblon. Vale a pena conhecer o Parque e apreciar toda a sua beleza. E não esqueça de consultar se o local está aberto, de acordo com os protocolos da Prefeitura, por causa da pandemia da Covid-19.

Para saber detalhes do Parque da Catacumba, acesse a edição 2020 do Almanaque Carioquice no site https://carioquice.insightnet.com.br/almanaque/

Foto: Divulgação/ICCA