Menu fechado

Notícias

Retorno de eventos esportivos só deve acontecer após 3º trimestre

O Conselho Empresarial de Esporte da ACRJ se reuniu, dia 4/5, para fazer um balanço sobre o cenário esportivo atual e uma projeção sobre o que esperar para os próximos meses. A reunião foi virtual e coordenada pelo presidente do Conselho, Lars Grael.

A expectativa de todos é quanto ao retorno dos eventos esportivos presenciais, que paralisaram muitas empresas a partir do início da pandemia. A opinião unânime é de que sejam realizados no 3º trimestre deste ano, a partir de setembro, quando há previsão de maior número de vacinados no Brasil. O conselheiro Alan Adler, que assumiu a coordenação da Fórmula 1 no Brasil, garantiu a realização da competição este ano em Interlagos. “O evento está garantido, acontece em novembro”, disse. No entanto, ainda não está definida a presença de público, que vai depender das condições da pandemia no momento.

Também foi debatido o Projeto de Lei 1833/2020, da Câmara de Vereadores do Rio Janeiro, que prevê a redução do ISS (Imposto Sobre Serviços) para o setor de eventos no município Rio de Janeiro, que contribuirá para recuperar as empresas afetadas pela pandemia do coronavírus. Segundo o conselheiro Pedro Guimarães, que é diretor-presidente da Apresenta (Associação dos Promotores de Eventos do Setor de Entretenimento e Afins), o segmento é responsável por 4,9% do PIB fluminense e a associação defende a redução do ISS para a alíquota mínima de 2%, entre outras medidas. Lars Grael manifestou apoio do Conselho ao PL.

O conselheiro Arthur Repsold complementou informando que o mercado está ansioso pela volta dos eventos presenciais e muitas marcas, de acordo com ele, estão nesta expectativa pois há recursos disponíveis para patrocínios. “Todos esperam pelo retorno presencial, mas tudo deve ser feito com muita segurança respeitando os protocolos. Também é preciso que a vacinação avance no país”, afirmou. Muitas atividades ligadas ao segmento esportivo já estão retornando em países como Estados Unidos, Reino Unido e Espanha, entre outros, de acordo com os conselheiros.

O presidente Lars Grael encerrou a reunião agradecendo a confiança da atual diretoria da ACRJ e da presidente Angela Costa, cujo mandato está se encerrando, colocando o Conselho à disposição da próxima gestão para que possa decidir sobre a continuidade ou não do trabalho deste time de conselheiros.