Menu fechado

Notícias

Secretário defende equilíbrio financeiro das concessionárias de transporte público

A presidente da ACRJ, Angela Costa, recebeu o secretário de Estado de Transportes do Rio de Janeiro em um encontro virtual no dia 7 de abril. Durante palestra sobre “Mobilidade Urbana em Tempos de Pandemia”, Delmo Pinho disse que o apoio financeiro governamental para as empresas de transporte não chega e, com isso, há redução de pessoal causando mais desemprego. Ele lembrou que é preciso respeitar o equilíbrio financeiro dos contratos de concessão, como os do metrô, trens e barcas, e defendeu que os reajustes de tarifas não caiam em cima dos usuários.

O secretário apresentou quatro pilares para a reestruturação do setor. São eles: autoridade metropolitana de transporte público, cada vez mais necessária; plano integrado de transporte urbano, uso do solo e qualidade do ar sustentável, com ênfase nas mudanças do uso do solo e integração modal; fontes de financiamento para garantir sustentabilidade a longo prazo e situações emergenciais; e participação progressiva do setor privado.

Delmo Pinho informou que existem sete projetos estratégicos para a reformulação da mobilidade urbana, com destaque para o Sistema de Gestão da Bilhetagem Eletrônica, uma parceria com o BNDES.

Delmo Pinho também falou sobre o “Corredor ferroviário do agronegócio” e ressaltou a importância do Projeto Corredor Centro Leste, que contempla o Rio de Janeiro e o Espírito Santo. Segundo ele, com o projeto, os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo voltariam a movimentar cargas do agronegócio por meio de ferrovias, abrindo boas perspectivas de desenvolvimento para os dois estados.

O secretário defendeu ainda que o Rio reconstrua sua conectividade aérea doméstica e internacional o mais rápido possível e conquiste os benefícios econômicos de ser um hub. Para Delmo Pinho, é importante o aumento da segurança e da fluidez nas Linhas vermelha e Amarela; adequar a legislação estadual do ICMS sobre querosene de aviação; definir usos dos aeroportos; e acesso sob trilhos ao Galeão.Com isso, disse, aumentaria a participação do Rio nesse mercado, que hoje é dominado por São Paulo, principalmente no âmbito internacional. Para Angela Costa, é necessário a implementação do plano de ações que tem a finalidade de contemplar os aeroportos do Galeão e Santos Dumont, revertendo a atual situação, onde São Paulo concentra a maior parte dos vOos internacionais.

Além da presidente Angela Costa, o webinar contou com a participação do vice-presidente de Relações Institucionais e Conselhos Empresariais da ACRJ, José Domingos Vargas.

Para assistir a live na íntegra é só acessar o canal ACRJ Divulga no Youtube https://youtu.be/GAFfnxG7bgo