Menu fechado

Notícias

Executivas de sucesso participam do Seminário Diversidade Empresarial e Liderança Feminina

O presidente do Conselho Empresarial de Governança e Compliance da ACRJ, Humberto Mota Filho, recebeu quatro executivas de sucesso durante o Seminário Diversidade Empresarial e Liderança Feminina, realizado dia 5/3. A reunião virtual reuniu Suzana Fagundes, diretora Jurídica & Compliance Officer da Localiza; Camila Gullo, diretora-executiva da Compliance PME; Eva Pereira; gerente de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo do Magazine Luiza; e Pamela Loretti, especialista em Sustentabilidade do Magazine Luiza. O encontro ainda contou com a presença do vice-presidente de Relações Institucionais e Conselhos Empresariais, José Domingos Vargas, representando a presidente Angela Costa; e o presidente Nacional do Sebrae, Carlos Melles.

O evento apresentou cases e iniciativas enriquecedoras com olhares diferentes sobre o tema. Cada convidada falou sobre suas experiências no mundo corporativo e como contribuem para melhorar o ambiente de diversidade nas empresas. “Este encontro nos mostrou iniciativas inspiradoras, o quanto já caminhamos para tornar o ambiente corporativo mais diverso e inclusivo e como ainda precisamos avançar. Nosso Conselho está à disposição para fazer essas conexões e divulgar todas as agendas que envolvam essa temática”, afirmou Humberto Filho.

A advogada Suzana Fagundes destacou que sempre foi a primeira mulher a ocupar cargos de liderança nas empresas que atuou e hoje é a única mulher entre os dez executivos da Localiza, o que a incentiva a trabalhar pela inclusão. Por esta razão, é uma das fundadoras e conselheira da ONG Women in Leadership in Latin America, uma organização que apoia e promove o desenvolvimento da carreira das mulheres na América Latina. “Nosso trabalho é reconhecer as habilidades e competências das mulheres e estimular as empresas a criarem programas que relacione mulheres e negócios”, explicou.

Por sua vez, a advogada Camila Gullo ressaltou o trabalho que vem desenvolvendo à frente da organização, que reúne uma nova geração de empresas com objetivo de promover impacto social. “Disseminamos a aplicação prática da ética e integridade nas pequenas e médias empresas brasileiras (PMEs), democratizando e instrumentalizando o conteúdo de compliance e construindo políticas de conformidade”, explicou. Segundo ela, é preciso disseminar a ideia de que “o ambiente corporativo é lugar de mulher, sim. E a liderança feminina precisa estar preparada e se capacitar para um futuro que já chegou e que agora é muito mais virtual e tecnológico. Precisamos continuar nos inspirando para adotar ações concretas”, afirmou.

“Uma empresa com cara de mulher e alma feminina”. Assim as executivas do Magazine Luiza, Evanice Pereira e Pamela Loretti definiram a rede varejista, criada por uma empreendedora em 1957 e que hoje conta com 51% dos seus quadros formado por mulheres, assim como seu Conselho de Administração, que possui uma representatividade feminina de 50%. “A meta para 2021 é aumentar a porcentagem de mulheres na diretoria e no laboratório de tecnologia e inovação e de mulheres negras na liderança”, adiantou Pamela.

Eva também listou algumas das iniciativas que já existem na companhia, como o Canal da Mulher, criado para apoiar as colaboradoras que são vítimas de violência doméstica; a licença maternidade de seis meses; o programa de treinamento para gerentes das lojas físicas; e o programa Luiza Code de formação em tecnologia para mulheres, entre outras.

O encontro também contou com a participação da coordenadora Temática de Economia e Liderança, da Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher (SPM-Rio), Débora Oliveira, que falou sobre o Programa Mulheres do Rio, cujo um dos objetivos é reduzir a desigualdade na contratação de mulheres no mercado de trabalho através de capacitação e estímulo às empresas para que aumentem a participação feminina em seus quadros. Ela fez um convite aos conselheiros para participar do encontro virtual que será realizado no dia 11 de março, às 15 horas. Os interessados podem buscar informações no email: spmrio.autonomiaelideranca@gmail.com