Menu fechado

Notícias

Retomada da economia pode recuar com nova onda da Covid-19

O presidente do Conselho Empresarial de Políticas Econômicas da ACRJ, embaixador Marcílio Marques Moreira, prevê que a recuperação econômica tende a recuar com o crescimento dos casos na pandemia. “A situação hoje da economia mundial e da conjuntura econômica e política não é fácil de aferir. O mais preocupante é a nova onda da Covid que está atingindo o mundo e que pode estancar por um tempo a retomada da economia”, afirmou durante a última reunião virtual do Conselho, em 2020, ocorrida no dia 16 de dezembro.

Marcílio Marques Moreira ressaltou a importância da extensão do auxílio emergencial. “Será necessário. Não sei ainda como apresentarão isso sem quebrar o teto de gastos. Se realmente for caracterizada uma nova onda, é importante o benefício e colher essa lição da pandemia de que esse grupo desprivilegiado merece uma proteção melhor”, defendeu. O embaixador disse ainda que os maiores riscos para o Brasil são as crises sanitária e política.

Para os conselheiros, a queda da economia brasileira, conforme a expectativa do mercado, está subestimada e deve ser maior que os 4,4% ou 4,5%. Segundo eles, o recuo econômico, no entanto, tende a não ultrapassar os 5%. Em relação aos índices de Confiança Empresarial (ICE) e do Consumidor (ICC), ambos apresentaram queda que de 1,7 ponto e 4,1 respectivamente, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas. Enquanto o Índice da Incerteza aumentou no Brasil. “A vacina é a maneira mais barata de reanimar a economia”, destacou o embaixador.

Os conselheiros avaliaram que a formalização da eleição de Joe Biden, na presidência dos Estados Unidos, e a chegada da vacina contra o coronavírus reduziram os riscos globais no cenário de incertezas da economia mundial. No que diz respeito a vacinação, eles comentaram que é um fenômeno importante e que gerou expectativa de que o mundo voltará ao normal no 2º semestre de 2021.