Quais ferramentas podem atuar na construção de propostas para contribuir para o desempenho e inovação das empresas, mesmo as pequenas e médias? Esse foi o tema da apresentação da conselheira Maria Torres para o Conselho Empresarial de Inovação, Comunicação e Tecnologia, dia 17 de novembro. “Acredito que estamos em uma mudança de era e em uma era de mudanças”, afirmou.
Autora de onze livros sobre gestão e administração estratégica para negócios, Maria Torres falou do case de sucesso de empresas como a Netflix, que surgiu fazendo entrega de fitas de vídeo pelo correio, que por meio de uma iniciativa inovadora se tornou a plataforma de streaming mais popular do mundo. Enquanto isso, a Blockbuster, que já foi a maior locadora de filmes, fechou as portas. “O que ocorreu foi uma mudança do modelo mental de gestão”, disse.
Ela listou seis elementos fundamentais nesse período de grandes mudanças para as empresas, como ferramentas de aplicação de inteligência artificial, reconhecimento de voz, biometria facial, realidade aumentada, tecnologias espaciais, além do impacto da própria pandemia. “A pandemia trouxe um repensar muito grande na necessidade de inovação das empresas”, complementou.
Segundo ela, com esses fatores em mente na hora de desenvolver estratégias comerciais, as empresas precisam levar em consideração as necessidades, desejos e medos dos clientes, enquanto seus produtos precisam definir com clareza seus benefícios, características, e as experiências fornecidas ao eventual consumidor. “As empresas devem refletir para tornar a vida do cliente mais fácil e melhor.”
Veja a apresentação aqui.