Menu fechado

Notícias

Ricardo Cravo Albin assume presidência do Centro Dom Vital

O presidente honorário do Conselho Empresarial de Assuntos Culturais da ACRJ e benemérito, Ricardo Cravo Albin, foi eleito para a presidência do Centro Dom Vital. Nesta mensagem, ele agradece aos eleitores e comenta sobre a honra de presidir a instituição.

Mensagem de agradecimento aos eleitores do centro dom vital

A eleição que acaba de ser concluída agora me confere um título que jamais pensei tivesse a honra de ter. Por isso, meu pensamento inicial não poderia ser outro senão o de reconhecimento comovido a cada um dos votantes que acabaram de me eleger presidente do Centro Dom Vital.

Embora seja até supérfluo lhes reiterar o porquê da honra que resume minha emoção, evoco aqui uma razão inicial que a robustece e a faz obrigatória para minha memória. Quando Alceu de Amoroso Lima fez o histórico depoimento para a posteridade no Museu da Imagem e do Som, a meu convite, este extraordinário ser humano se deteve na confirmação da essência de ter abraçado a fé católica.

E adentrou de imediato em longo testemunho ao Centro Dom Vital, como detentor da inteligência acadêmica da Igreja, um dos elementos de consolidação de sua busca para a fé.

De tal modo essa conversa me foi prazerosa, além de provocadora, que passei a visita-lo com razoável frequência na Academia Brasileira de Letras, muitas das vezes compartilhando com ele do chá das cinco, às quintas-feiras.

Deponho sobre essas memórias porque personagens decisivos como o Cardeal Leme e Jackson de Figueiredo sempre foram temas recorrentes ao Dr. Alceu nos nossos encontros. E os tenho guardados em meu coração neste momento tão surpreendente para mim ao ser eleito para a mesma cadeira ocupada opulentamente por Alceu de Amoroso Lima, admiração minha de vida inteira.

A mesma cadeira em que ainda toma assento hoje o filósofo e mestre Carlos Frederico Gurgel, cujo conjunto de ações e atividades intelectuais deram sequência justa e adequada a saga do tão lembrado mestre Alceu. A mesma cadeira, esta, em que não tomou assento formal o embaixador Jerônimo Moscardo, ocupando lhe, contudo, o assento sentimental de colaboração apaixonada, de presença constante, de conclamação ao comparecimento de amigos, de que eu fui beneficiário e testemunha ao longo de tanto tempo.

Portanto, quase às vésperas de o Centro Dom Vital cumprir centenário, a honra a mim concedida agora, eu a transfiro a Carlos Frederico Gurgel e Jerônimo Moscardo, que serão certamente os artificies principais da tão aguardada celebração de 100 anos de consolidação e cultura para a fé católica.

Ricardo Cravo Albin

Rio, 22 de Abril de 2020.