Menu fechado

Artigos

Independência é vida

Independência é vida

A Comissão do Bicentenário da Independência, criada pela ACRJ para acompanhar os projetos do Rio de Janeiro em comemoração ao segundo centenário do “Brasil de fato”, é uma contribuição da entidade para promover uma discussão ampla e articulada com toda a sociedade sobre os conceitos e ações que nortearão a data nacional.

Sem sombra de dúvidas, a multiplicidade de eventos que serão propostos pelas diversas instituições públicas e privadas será muito mais efetiva se essas ações forem planejadas de forma colaborativa e integrada, visando o resultado maior do protagonismo do Rio de Janeiro no cenário nacional.

O foco que cada entidade decidir adotar para festejar o grande evento terá que passar por um critério de avaliação consensual para determinação de prioridades e calendários sinérgicos com o objetivo de evitar, desde o início, gastos desnecessários e iniciativas replicadas ou sobreposições de ações e objetivos.

A Associação Comercial do Rio de Janeiro, fundada em 1808 e, portanto, testemunha ocular do momento da Independência do Brasil, está disposta a colaborar neste desafio com sua capacidade empresarial de gestão – muito bem representada pela atuação dos seus diversos Conselhos, compostos por pessoas da mais alta representatividade e capacidade técnica, com espírito solidário, cooperativo e voluntário.

Nossa Comissão, portanto, não pretende apenas promover ações da entidade para comemoração da data, o que certamente será feito, mas entendemos que nossa maior contribuição será oferecer à sociedade fluminense a nossa capacidade de articulação das diversas instâncias promotoras de eventos. Por essa razão, convidamos para participar deste planejamento importantes atores deste movimento como, por exemplo, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, a Academia Brasileira de Letras, a Comissão Federal da Marinha, as secretarias de Cultura do estado e do município, sem excluir qualquer nome que possa colaborar no sentido de atingirmos o melhor resultado final. Nossas portas estão abertas a todas as entidades que quiserem fazer parte deste movimento pela integração, colaboração, efetividade e absoluta transparência sobre as ações que serão realizadas ao longo dos próximos três anos até o ponto alto das comemorações.

Dentro desta proposta de trabalho colaborativo, a Comissão da Independência da ACRJ vai iniciar um ciclo de palestras ligadas à atividade empresarial no período de 1822 a 2022, posto que o estudo do passado da nossa economia muito ajudará a analisar os erros cometidos para projetarmos os acertos desejados. Outros temas também serão contemplados nos ciclos de palestras do Bicentenário da Independência na Casa de Mauá para que, a partir do conhecimento dos fatos históricos e culturais, possamos convidar a sociedade a refletir sobre o futuro.  Assim, estaremos seguros também de honrar o passado e o presente da ACRJ com suas inquestionáveis e inúmeras contribuições para o desenvolvimento do país que queremos. Nossa Comissão trabalhará para que esta comemoração seja experimentada com alegria e lembrada pela população como um marco para o resgate da autoestima do estado e da cidade, deixando mais um legado de participação e realizações do empresariado fluminense. Independência é vida. Vamos celebrar. 

Antenor Barros Leal
Grande Benemérito e presidente da Comissão da ACRJ para o Bicentenário da Independência do Brasil