Menu fechado

Notícias

“Criatividade é a nova Revolução Industrial”, diz Secretário de Cultura em palestra na ACRJ

O Conselho Empresarial de Assuntos Culturais da Associação Comercial do Rio de Janeiro recebeu, nesta terça-feira, 13 de agosto, o Secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Ruan Lira. Na reunião, o Secretário apresentou alguns projetos para a cultura do estado do Rio, além de defender a aposta do governo na chamada economia criativa, que desenvolve valor econômico nas atividades de capital intelectual e cultural.

Segundo Ruan Lira, o modelo de economia criativa é capaz de mensurar, em indicadores econômicos, a produção cultural. “Criatividade é a nova Revolução Industrial”, defendeu.

Para Lira, apesar da cultura ter a característica de gerar desenvolvimento humano, a intenção do governo é transformar esse fato em desenvolvimento econômico. “Queremos quebrar essa barreira, esse paradigma, com a economia criativa”, afirmou. Com esse objetivo, o Secretário apresentou o Rio Criativo, responsável por alavancar startups por meio da Incubadora Rio Criativo. De acordo com ele, as primeiras 14 incubadas, em 2009, viram seus valores de negócios saltarem de R$ 1 milhão para R$ 10 milhões em um ano e meio. O governo deve completar nos próximos anos dez incubadoras de startups do setor cultural no Rio de Janeiro, com 140 startups incubadas em todo o estado. 

A necessidade da cultura deixar de ser vista como uma atividade supérflua, mas sim como algo rentável, é um dos desafios da Secretaria. “A indústria criativa é o segundo maior setor econômico do Rio de Janeiro, atrás apenas do petróleo e gás”, explicou Ruan Lira, que ressaltou ainda a relevância do setor no estado. “Precisamos que o setor privado e os municípios acompanhem essa nossa caminhada”, concluiu.